Diario de Pernambuco
Busca
Tradição Alunos e ex-alunos Marista fazem protesto e petição pública contra o fechamento da escola Mobilização será nesta quinta-feira

Publicado em: 26/10/2016 18:33 Atualizado em:

Os alunos e ex-alunos do Colégio Marista Nossa Senhora da Conceição, em Apipucos, estão em campanha para não deixar a escola fechar. Depois de mais de 60 anos de existência, a unidade de ensino deverá encerrar as atividades devido à decisão da Província Marista Brasil Centro Norte. Para tentar evitar que isso aconteça, o movimento #ResisteConceição fará um protesto, na manhã desta quinta-feira, em frente à instituição. A concentração será às 8h30. Além do ato, foi feita uma petição pública, que já recolheu mais de 280 assinaturas.

Através da página de mobilização no Facebook, os organizadores pedem que os participantes se vistam com as fardas do colégio e levem cartazes. "Vamos fazer nossa manifestação com toda paz, tranquilidade e respeito para que possamos alcançar nosso objetivo, o de sermos notados pela Provincia Marista Brasil Centro Norte. Eles são os únicos que podem resolver o nosso problema", esclareceram nas redes sociais.

Confira a carta aberta divulgada pela comunidade acadêmica


Carta Aberta feita por alunos, ex-alunos, familiares e comunidade, de repúdio para com o fechamento do Colégio Marista Nossa Senhora da Conceição.

Fundado em Apipucos (Recife- PE), há 62 anos, o Colégio Marista Nossa Senhora da Conceição, sempre foi um lugar de acolhida e confiança para alunos e familiares. As dificuldades acabaram fazendo com que o colégio perdesse um pouco sua força, porém jamais deixando de ser um lugar hospitaleiro. Com a tomada de decisões “precipitadas”, a Província Marista Brasil Centro Norte resolveu fechar a unidade Marista Conceição.

Com o fechamento do colégio, diversas crianças perderiam a oportunidade de crescer, aprender e desenvolver um carisma próprio do Instituto Marista, fundado pelo Padre Marcelino Champagnat, que preza sobretudo a educação das crianças e jovens, crianças essas que graças ao Conceição não se perderam “vida a fora”.

Queremos evidenciar também a importância que a unidade teve na vida de ex-alunos, familiares e funcionários que em algum momento de suas vidas tiveram a oportunidade de passar pelo Colégio Conceição, sendo marcados pelo resto de suas vidas como diz a música “levando o M de Maria em minhas mão”, moldando assim seu caráter baseado nos ensinamentos de amor, carinho, e sobretudo fé que Marcelino Champagnat nos deixou.

Contudo, o propósito dessa carta é mostrar a nossa indignação quanto família Marista com o fechamento do Colégio, e pedimos para que os responsáveis por tal decisão repensem sobre a mesma. Não queremos que nossas crianças e jovens percam a oportunidade de crescer, aprender e amadurecer na fé. Não podemos deixar que essa história fique no passado, que mais nenhuma criança possa ter as oportunidades que muitos tiveram.

#ResisteConceição


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL