Tráfico Operação da PF erradica plantação com 36 mil pés de maconha Caso a erva fosse colhida e prensada, seria suficiente para produzir 12 toneladas da droga

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 27/09/2016 07:32 Atualizado em: 27/09/2016 07:59

Uma operação da Polícia Federal em Pernambuco erradicou uma plantação com 36 mil pés de maconha no município de Pedra, distante 16 quilômetros de Arcoverde, no Sertão do estado. A ação, quer está sendo divulgada hoje pelo órgão, foi realizada na terça-feira da semana passada, quando foram presos em flagrante o agricultor Josean José da Silva, de 26 anos, e o fazendeiro Marcos Aurélio de Paiva Leal, de 43 anos. Josean continua preso, mas Marcos Aurélio recebeu alvará de soltura no dia seguinte e vai responder o processo em liberdade.

Investigações apontaram para a existência de uma grande plantação de maconha que estaria sendo cultivada na Fazenda Lagoa da Porta. Um levantamento minucioso no terreno localizou uma tubulação de cerca de dois quilômetros responsável por abastecer de água os plantios com ajuda de bombas elétricas que passavam por diversos poços em sequência e que retiravam água da Barragem do Riacho do Pau.

Enquanto uma equipe ficou encarregada de vistoriar os plantios de maconha, outra abordou o dono da fazenda na casa onde mora, no centro de Pedra. Na plantação, um trabalhadir foi detido em flagrante. No local do cultivo foram encontrados traficantes de cidades como Floresta e Carnaubeira da Penha, que conseguiram fugir quando perceberam a chegada dos policiais. Outras três pessas que participavam do cultivo da droga já foram identificadas e serão indiciadas por tráfico e associação para o tráfico.

A PF constatou que o plantio foi feito com técnicas eficientes de preparo do solo e de cultivo, com o uso de adubação química e de vários implementos agrícolas. Isto demandou um grande investimento financeiro, a maior parte bancado pelo proprietário da fazenda. Toda a plantação foi erradicada e incinerada junto com cerca de 120 quilos da droga pronta para consumo, que já estava ensacada e em condições de ser distribuída. Os dois suspeitos receberam voz de prisão em flagrante e foram autuados por tráfico de drogas e por cultivar a maconha sem autorização legal. Caso sejam condenados, eles poderão pegar penas que variam de cinco a 15 anos de reclusão. Caso os 36 mil pés de maconha fossem colhidos e prensados seriam suficientes  para produzir 12 toneladas da droga.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL