Diario de Pernambuco
Busca
Tráfico Equipes vão monitorar rua em Santo Amaro. Via é ponto de consumo de drogas

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 29/07/2016 07:21 Atualizado em:

Após denúncia do Diario sobre o uso de entorpecentes na Rua João Vieira de Menezes, em Santo Amaro, a Secretaria Municipal de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas visitou o local e garantiu que vai dar continuidade ao monitoramento na via. Grupos têm se reunido para consumir tóxicos em uma calçada recuada, embaixo de árvores. O local já ganhou o apelido de “Rua Amsterdã”.

De acordo com a gerente-geral de Tratamento da pasta, Gianny Melo, a secretaria já tinha conhecimento do problema há um mês e havia visitado a rua duas vezes, em horários alternados. Segundo ela, houve encaminhamentos de três frequentadores para os centros de atendimento (Caps) disponíveis do Recife e outra visita está agendada para a semana que vem.

A secretaria identificou dois públicos no local - pessoas das comunidades próximas que ingerem álcool, mas não consomem outras substâncias - e funcionários de empresas da região que procuram a rua em intervalos de almoço para usar drogas. Na quarta-feira, a reportagem do Diario também  identificou pessoas cheirando cola de sapateiro.

De acordo com as informações da secretaria, o Recife é uma cidade onde ainda não existem cracolândias. O que há são áreas tecnicamente chamadas de “cenas de uso”, como no caso da Rua João Vieira de Menezes, que favorece o consumo de entorpecentes principalmente por causa das sombras das árvores. Gianny Melo explicou que, em alguns lugares, as ações são mais intensas, como na Ponte do Limoeiro, também em Santo Amaro.

“A gente trabalha com a redução de danos, segundo o desejo do usuário. Já existe a ficha de identificação de algumas pessoas. Umas, inclusive, passaram pelo Programa Atitude, de enfrentamento às drogas, pelos Caps e unidades de acolhimento. Hoje (ontem) conseguimos conversar com três pessoas, por meio dos técnicos do eixo de tratamento”, afirmou. Ainda segundo Gianny Melo, além dos Caps, os usuários interessados em tratamento podem procurar a secretaria, na Rua do Brum, número 93, Bairro do Recife.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL