Diario de Pernambuco
Busca
Local Diario Urbano: mais de 700 motociclistas mortos em Pernambuco em 2015

Por: Tânia Passos - Diário de Pernambuco

Publicado em: 28/07/2016 07:43 Atualizado em:

Mais de 700 motociclistas perderam a vida em acidentes no estado em 2015. Isso representa mais de 40% das mortes envolvendo todos óbitos no trânsito. O problema não é a moto. Há dois fatores, que precisam ser levados em conta: a qualidade da preparação dos motociclistas, em geral aprovados após fazer um oito na moto, e também a parte que cabe aos motoristas no compartilhamento do espaço. Uma reclamação relevante dos motociclistas em relação aos motoristas é a mudança brusca de faixa, sem sinalizar. A responsabilidade de quem provoca o acidente deveria entrar nas pesquisas para direcionar melhor as políticas públicas. Isso é um fato. O outro, mais perceptível é a forma como os motociclistas pilotam. Desde de 2011, o Comitê de Prevenção de Acidentes com Moto vem trabalhando para reduzir os índices de mortes e feridos. E é uma luta quase inglória. O médico João Veiga, que está à frente do comitê, costuma dizer que motoqueiro só respeita o sinal verde. E não foram poucas as vezes que constatei essa teoria.  

Esquecida no Tricentenário

Internada desde fevereiro no Hospital Tricentenário, em Olinda, a paciente Maria da Conceição Pereira da Silva falou pela primeira vez no nome da filha Janice Ferreira da Silva, que, segundo ela, mora no bairro Jardim São Paulo. Ela lembrou também que tem um irmão chamado Pita, no bairro San Martin. Quem tiver informações pode entrar em contato com a direção do hospital.

Oficina de horta

Uma oficina de hortinha, criada para estimular a educação ambiental entre os pequenos, está disponível até o 31 de julho no Plaza. As crianças estão aprendendo a colocar a mão na terra, manusear mudas de hortaliças e sobre o processo de germinação de espécies. Após o cultivo levam um vasinho decorado com pedrinhas e a mudinha plantada.

Edital de seleção

O Campus Barreiros do IFPE, na zona da Mata Sul, lançou edital de seleção de estágio para as áreas de Administração, Analista de Sistema, Ciências Contábeis, Educação Física, Engenharia Civil, Intérprete de Libras, Nutrição e Tecnologia em Agroecologia. As inscrições podem ser realizadas entre os dias 1 e 12 de agosto, das 9h às 11h e das 13h às 16h. O edital e ficha de inscrição estão no www.ifpe.edu.br/campus/barreiros.

Casas sustentáveis

Sediada no Recife, a ONG Diaconia completa hoje 49 anos. A entidade prepara um novo projeto que irá construir dez casas sustentáveis em Afogados da Ingazeira, equipadas com biodigestor, cisterna e banheiro redondo. A iniciativa tem apoio do Fundo Socioambiental Caixa e do município.

Um dia no shopping

O Projeto Pinte Aqui convidou 28 crianças, entre 6 a 12 anos, assistidas pelo Instituto Shopping Recife, moradoras da Comunidade Entra Apulso e que estudam nas escolas do entorno, para participarem da recreação infantil no seu quiosque do Shopping Recife. Cada criança ganhará uma camisa e vai escolher o presente que deseja pintar. A diversão será nos dias 2 e 3 de agosto.

Novo código

As mudanças no novo Código de Processo Civil serão discutidas no II Congresso Pernambucano de Direito Processual Civil promovido pela Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB/PE. O encontro será nos dias 4 e 5 de agosto, no auditório do Fórum Rodolfo Aureliano. Inscrições no www.esape.com.br.

No lixo

O bicicletário da Rua da Saudade, no bairro Boa Vista, chama mais atenção pelo lixo que acumula do que pelo uso do espaço por ciclistas. A sujeira no local talvez afaste os interessados em estacionar a bike no local. Apenas um se aventurou em usar o equipamento.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL