Internet gratuita Conecta Recife ganha mais 19 pontos de acesso ao Wi-Fi Os usuários não precisarão mais de cadastro para se conectar. A velocidade de navegação passou de 640 Kbps para 1 Mbps

Por: Luis Francisco Prates - Diario de Pernambuco

Publicado em: 31/05/2016 18:45 Atualizado em: 31/05/2016 18:49

Lançado em novembro de 2014, o serviço de Wi-Fi gratuito Conecta Recife contará com 19 novos pontos de acesso a partir deste mês, passando de 74 para 93 pontos no total. A ideia é ampliar o acesso de 6 mil pessoas por dia hoje para 10 mil.

Os lugares contemplados com a novidade são o Compaz do Alto Santa Terezinha (oito pontos), o Mercado da Encruzilhada (quatro pontos), o Parque da Jaqueira (dois pontos), o Jardim Botânico (dois pontos), a Upinha da Guabiraba (um ponto) e as bibliotecas de Afogados e Casa Amarela (cada uma também com um ponto).

Os pontos do Jardim Botânico e da Biblioteca de Afogados devem ser implantados até o final de junho. "Com esses novos pontos, daria acesso para 300 mil pessoas por mês, talvez o maior serviço de internet gratuita do Brasil", explicou o presidente da Empresa Municipal de Informática (Emprel), Eugênio Antunes, em entrevista coletiva. Ele define a expansão como "um exercício de cidadania" e "uma inclusão sócio-digital" e acrescenta: "Até o final do ano queremos avançar com mais de 20 pontos, que seriam para as unidades de saúde".

De acordo com a Emprel, o investimento para a ampliação do serviço foi de R$ 50 mil a R$ 60 mil. As antenas que distribuem o sinal estão sendo trocadas por antenas com tecnologia Omni, que aumentarão o raio de cobertura de 60 para 80 metros.

A partir de agora, os usuários não precisarão mais de cadastro para utilizar a internet. Para se conectar, basta buscar o sinal Conecta Recife em seu dispositivo móvel, solicitar a conexão e esperar a página de boas-vindas aparecer na tela. Uma pesquisa feita com outras cidades do Brasil que possuem o serviço de Wi-Fi gratuito motivou essa mudança, destacou Antunes.

Já a velocidade passou de 640 Kbps para 1 Mbps e agora pode ser utilizada por duas horas ininterruptas - o tempo de acesso contínuo era de uma hora. "Essa é uma velocidade que consideramos confortável para a utilização de sites, redes sociais e aplicativos. Quanto maior a velocidade, maior é a capacidade de atender os usuários", sublinhou Eugênio Antunes.

"Essa interrupção com duas horas de navegação é para evitar que a pessoa utilize a rede Conecta Recife como se fosse uma rede própria. Mas o usuário pode solicitar a conexão novamente, lá na página inicial, e continuar navegando", completou. O acesso aos conteúdos é ilimitado. Os conteúdos pornográficos são a única restrição.

Antunes atesta: "O Wi-Fi público é para o cidadão. Ao comerciante é recomendada uma rede de Wi-Fi paga".


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL