Custeio Governo fará expediente até cinco horas da tarde para economizar energia A medida acontece desde 2015 para atender ao Plano de Monitoramento de Gastos

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 05/05/2016 19:51 Atualizado em:

Até o dia 31 de agosto o expediente dos órgãos públicos estaduais será reduzido começando às 8 horas e terminando às cinco horas da tarde. A decisão foi tomada, segundo a Secretaria de Administração, para diminuir o consumo de energia dos órgãos. Aqueles órgãos que funcionam em esquema de plantão, como escolas, hospitais, postos policiais, centrais de atendimento do Programa Expresso Cidadão, agências do trabalho e postos avançados do DETRAN, não tiveram o horário de atendimento modificado.

De acordo com o levantamento realizado no primeiro trimestre de 2016, pela Secretaria de Administração, houve uma economia de 9%, correspondendo a mais de 700 mil kWh, com relação ao mesmo período do ano passado. A portaria com a mudança foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira.

A mudança não gerou redução na jornada de trabalho dos servidores, já que o intervalo de almoço dos trabalhadores foi reduzido em uma hora, mantendo a carga horária de 8h/diária prevista na legislação. Em setembro de 2015 houve a primeira mudança nos horários como medida para atender, ao Plano de Contingenciamento de Gastos Públicos (PCG) e, atualmente responde ao Plano de Monitoramento de Gasto (PMG).
 
A Secretaria esclareceu que as empresas públicas e as sociedades de economia mista que não recebam recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, não serão modificados.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL