Diario de Pernambuco
Busca
BR-101 Ação de reintegração de posse termina sem confrontos Cerca de 800 famílias ocupavam a área, localizada às margens da BR-101, há mais de quatro meses

Por: Nathallia Fonseca

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 26/05/2016 10:53 Atualizado em: 26/05/2016 14:57

Por volta das 10h, grande parte das famílias já havia desmontado seus barracos e começado a sair do terreno Foto: Júlio Jacobina/DP
Por volta das 10h, grande parte das famílias já havia desmontado seus barracos e começado a sair do terreno Foto: Júlio Jacobina/DP

Terminou sem confrontos a ação de reintegração de posse em um terreno localizado às margens da BR-101 Sul, no bairro do Ibura, no Recife. No início da manhã, a situação foi tensa no local. As cerca de 800 famílias resistiram em deixar os barracos da ocupação e a Polícia Militar deu um prazo até o meio dia para que os moradores saíssem da área espontaneamente, prometendo utilizar a força caso isso não acontecesse.

Por volta das 10h, grande parte das famílias já havia desmontado seus barracos e começado a sair do terreno, pertencente à Construtora Romarco. Dois caminhões foram para a localidade para ajudar na remoção das famílias, que alegaram não terem para onde ir.

Dois caminhões foram encaminhados para a localidade para ajudar na remoção das famílias. Foto: Júlio Jacobina/DP
Dois caminhões foram encaminhados para a localidade para ajudar na remoção das famílias. Foto: Júlio Jacobina/DP

A ocupação, conhecida como "Água Milagrosa", pela sua proximidade com a comunidade dos Milagres, existia no local há cerca de quatro meses. "Nós não recebemos nenhum aviso formal, não vi nenhuma ordem de despejo. Acordamos hoje com a PM e o Choque na nossa porta", conta a dona de casa Joseleide Santos, que vive com mais quatro pessoas na ocupação que surgiu no sábado de carnaval.

Segundo os moradores, além das 800 famílias credenciadas na ocupação, havia ainda uma quantidade de moradores não contabilizados, o que totalizaria mais de mil famílias na área. Procurada pelo Diario, a Secretaria de Habitação do Recife disse que as famílias não teriam direito ao auxílio-moradia por se tratar de uma área privada.

A Polícia Militar de Pernambuco informou que os policiais do 12º batalhão foram acionados para dar apoio ao trabalho do oficial de justiça. As famílias chegaram a ameaçar fechar a BR-101 nos dois sentidos na altura dos quilômetros 73 e 74, nas proximidades da fábrica da Karne e Keijo. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) enviou uma equipe ao local e o protesto não aconteceu.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL