Diario Urbano Recife no ranking para o crescimento sustentável

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 29/04/2016 11:44 Atualizado em: 29/04/2016 12:09

Gosto de rankings, pois possuem a capacidade de dizer, quando determinados por critérios científicos, o lugar em que estamos. Corretamente analisados, longe da briga dualista do bem e do mal que o partidarismo costuma ditar, diagnosticam e apontam saídas. Está aí o ranking Connected Smart Cities que coloca Recife entre as 50 cidades brasileiras mais inteligentes, ou seja, entre aquelas que apresentam fatores relevantes para o crescimento sustentável. No pacote, tecnologia, inovação, urbanismo, meio ambiente e mobilidade são alguns do itens avaliados. A “posição 50” é confortável ao considerarmos o universo de 700 cidades pesquisadas e diz de boas iniciativas desenvolvidas para a população. O conforto diminui se analisarmos a posição estratégica, seja política seja econômica e cultural, que a cidade ocupou ao longo da história e ainda ocupa. O traçado urbano e a população cresceram, os problemas, idem, enquanto as soluções entraram em descompasso em relação à velocidade em que os problemas surgiram na cidade. Cidade que é nona no ranking das mais populosas do país. Parafraseando a sabedoria popular: rankings dão e tiram, coisa dos frios e insubstituíveis números.

Paredes no chão
A propagada modernização avança na Avenida Rosa e Silva, Graças. Desta vez pesou sobre o antigo prédio da Escola Superior de Relações Públicas (Esurp), com demolição iniciada ontem. Memória que se perde.

Asfalto por placa…
Na Rua Aristides Muniz, Boa Viagem, as placas de concreto do pavimento estão sendo substítuídas pelo asfalto aos poucos. Remendos, perto da Avenida Domingos Ferreira, fogem do nivelamento das placas.

…Piche que some
A deterioração do asfalto na Rua Aristides Muniz atingiu um estágio que, em frente ao edifício número 70, se pode ver parte das antigas placas de concreto. O piche se desmancha com o movimento dos carros.

Areia na parada
Estão certos os moradores do Vasco da Gama ao dizer que infratores são como a areia: espalham-se facilmente. Um deles despejou ontem, na principal avenida do bairro, metros de terra em um ponto de ônibus.

Doando o sangue
Os funcionários municipais do Cabo inovam no protesto contra a prefeitura pela falta de negociação salarial. Realizam hoje campanha de doação de sangue para o Hemope no largo da Estação Ferroviária.

Senhora da Escada…
Neste tempo em que instituições sucumbem rápido, vale anotar que a paróquia católica de Escada, na Mata Sul, completa 230 anos neste mês. É conhecida por ser de Nossa Senhora da Apresentação.

…Acesso de barro
Devotada à Virgem da Apresentação, mas popularmente da Senhora da Escada. A denominação é do século 18, quando para se chegar à antiga capela missionários e índios venciam uma escada no barro.

Água limpa…
Moradores do Agreste teriam dificuldade em entender a demora no conserto de um vazamento na Rua Samuel Lins. Enquanto veem barragens secando, a água limpa escorre há duas semanas em Casa Forte.

…Queixas feitas
E não é por falta de reclamações que ainda existe o vazamento na Samuel Lins. Pedidos de reparo foram muitos, tendo equipes da Compesa isolado o local, mas as fitas viraram peça decorativa.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL