Diario urbano Possibilidade de greve da PM fez Recife reviver onda de boatos Remédio vem da rapidez da resposta às informações falsas, bem como na procura por fontes seguras de informação

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 28/04/2016 09:09 Atualizado em:

As notícias de que os policiais militares poderiam deflagrar greve fez o Recife reviver ontem uma onda de boatos. Não teve a intensidade do que se experimentou em 1975 e 2011. Nas duas ocasiões, respectivamente, espalhou-se o temor de tragédias com o estouro e a abertura das comportas de barragens do Rio Capibaribe. Na quarta-feira 27 de abril de 2016, o clima de insegurança foi propagado no centro e na periferia da capital pelo boca a boca e por informações desencontradas e falsas nas redes sociais. Boatos andam colados ao medo e dominam as vítimas, no caso a população, rapidamente. Uma vez dominada, a população corre de um lado a outro tentando fugir do que não vê. Presenciei a cena na Avenida Guararapes, no final da tarde, quando mulheres e homens diziam estar “praticamente certa” a greve dos policiais e que os ladrões sabendo da greve “faziam arrastões” para as “bandas”dos bairros de São José, Beberibe, Água Fria e Espinheiro. Nenhum deles havia presenciado os crimes, mas as caras de pavor e a pressa atestavam o poder do boato. Difícil brigar contra um inimigo assim, aparentemente invisível, o que não quer dizer invencível. Remédio contra os boatos vem da rapidez da resposta às informações falsas, bem como na procura por fontes seguras de informação.

Jardim suspenso…
Os paredões externos da Estação Aeroporto, da Linha Sul do metrô, são verdadeiros jardins suspensos. Brotam capins e árvores no encontro das lajotas de concreto, crescendo alguns a quatro metros do chão.

…Capinação esperada
Pela extensão do verde nos paredões, localizados nas ruas Vinte e Três de Outubro e Barão de Tefé, em Boa Viagem, a impressão que se tem é de que podas e capinação não acontecem há meses na área.

Trabalho cumprido
Enfim, a prefeitura recolheu ontem os resíduos das podas de árvores que estavam nas calçadas da Rua do Hospício, na Boa Vista, e Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro, desde a semana passada.

Curto-circuíto mental
Têm pessoas com dificuldade em diferenciar lixão e logradouro público. Junto da passarela da BR-101 que liga Engenho do Meio e Curado despejam irregularmente lixo doméstico com frequência.

Algumas caçambas
As metralhas vistas ontem nas margens da Avenida Abdias de Carvalho, nas imediações do viaduto da Ceasa, eram suficientes para encher duas ou três caçambas. Os infratores agem à noite.

Esperando resposta
Pergunta sem resposta para motoristas que trafegam pela Praça da República, em Santo Antônio: o que fazem tanto os agentes de trânsito ao celular enquanto o tráfego dá nós no fim da tarde?

Particulares…
Lei estadual publicada ontem, a 15.783, obriga escolas privadas a instalarem redes de proteção nas janelas, sacadas e mezaninos. Isso a partir do primeiro andar. E as escolas públicas? Nada diz a lei.
… Penalidade
A cobrança passa a vigorar em noventa dias. Ao colocar as redes, as escolas devem optar, segundo a lei, por produtos certificados pelo Inmetro. Prevê-se multa entre R$ 500 e R$ 5 mil para quem desrespeitá-la.

Plena liberdade
O nome da Avenida Liberdade é apropriado quando observado em dias de visitas no Complexo Prisional do Curado. Veículos estacionam em pontos proibidos e ambulantes ditam regras de ocupação.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL