Diario de Pernambuco
Busca
Diario urbano População deve cobrar vacina contra gripe H1N1 na rede pública Imunização em clínicas particulares está além do alcance de muitos

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 01/04/2016 07:20 Atualizado em: 01/04/2016 07:25

Sem vacinas contra a gripe H1N1 nos postos públicos de saúde, há uma correria às clínicas particulares. O temor de que os filhos adoeçam tem levado pais e mães a um estágio próximo do desespero. Simples. Essas clínicas nunca tiveram tamanha demanda, levando à formação de filas de espera. Em alguns estabelecimentos, mães antecipam o pagamento para garantir a aplicação da vacina assim que os novos lotes cheguem. Nem sempre os cronogramas são levados à risca. E um dos fatores é a grande procura pela vacina em outros estados, principalmente naqueles com registro de mortes pela gripe. Diante desses relatos, a angústia das famílias aumenta. Mas não é hora de se desesperar e sim de se respirar - quantas vezes cada um julgar necessário - para se manter tranquilo e ser capaz de cobrar maior rapidez das autoridades para que disponibilizem a vacina em unidades públicas. Feito isso, defende-se um direito nosso e contribui-se para aqueles sem perspectiva de sacar do orçamento doméstico o valor cobrado pela vacina. R$ 60 ou R$ 65, a média do que se cobra hoje por cada aplicação, está além do alcance de muitos. Muito além.

 

Quentinha na praça…
Aos defensores da limpeza, a Praça Jenner de Souza, no Derby, desagrada. Embalagens de quentinha são largadas pelo gramado e canteiros. Em dias de chuvas, como os últimos, as peças ficam cheias de água.

…Cheiro desagradável
Também não é dos melhores o cheiro que se espalha pela praça. Além de depósito de restos das refeições das quentinhas, flanelinhas improvisam banheiros de baixo de arbustos ou no meio dos canteiros.

Fecha-se os olhos…
O amarelo do meio-fio da Rua Emiliano Ribeiro, em Prazeres, está novo. Muita gente estaciona porque finge não vê-lo. Ontem, por volta das 10h, um caminhão que descarregava causava um engarrafamento.

…Para descarregar
Esse tipo de infração não é exclusividade de caminhões, carroças, carregadas de pipocas e doces, ocupavam uma das vias da rua. A ação demorou minutos sem agentes de trânsito darem o ar da graça.

Livros por plantas
Troca-se livro por muda de pitanga ou de açaí. A permuta é possível até hoje no Camará Shopping, em Camaragibe. As publicações serão destinadas a estudantes da rede pública municipal.

 

Brejo sem água…
Beira o colapso o abastecimento em Brejo da Madre de Deus, no Agreste. Em abril, a sede municipal terá água por duas semanas, Fazenda Nova, por uma semana, e Barra de Farias, por um dia.

 

…Pedido ao céu
Para impedir o colapso, a Compesa decidiu paralisar o abastecimento, oriundo da Barragem de Santana II, durante uma semana de abril. Agora é confiar no inverno que se aproxima.

 

Domínio do verde…
Primeiro, as trepadeiras ocuparam o muro do metrô. Muro vencido, cobriram o teto da parada de ônibus fora do Terminal Integrado de Joana Bezerra. E pode alcançar o asfalto sem uma apara.

…Garrafas e copos
A vegetação reduziu o calor na parada de ônibus. Ao mesmo tempo, ajudou a deteriorar as telhas e a esconder garrafas plásticas jogadas pelos pedestres.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL