Diario Urbano Água acumulada das chuvas renova esperança em Tabira, São José do Egito, Itapetim e Brejinho

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 12/04/2016 09:19 Atualizado em:

Em meio aos anúncios recentes de que municípios do Agreste pernambucano passaram a ser abastecidos exclusivamente por carros-pipa, as imagens de barragens sertanejas, divulgadas ontem pela Compesa, são mais que um alívio. A água acumulada das chuvas em Tabira, São José do Egito, Itapetim e Brejinho resgata o espírito de nascimento. A caatinga tende a recuperar todos os tons de verde rapidamente. E o sertanejo mais uma vez reforça a crença de que o céu tem mais poderes do que a terra. Para as novas gerações de homens e mulheres do, esse contraponto deveria estar superado há décadas pelos avanços técnicos e tecnológicos conquistados. Poderia o semiárido estar munido de equipamentos para o enfrentamento da seca tal qual se faz em regiões do exterior, a exemplo de Israel, com índices pluviométricos menores dos registrados por aqui.  Não estamos porque faltou prioridade política e, quando governos afirmam ter priorizado a questão, a velocidade para implantar os equipamentos se assemelha a dos jabutis. Com um diferencial, os jabutis seguem em caminhada mesmo que devagar. Dificilmente param. Os governos sofrem do mal da descontinuidade. Em geral, funcionam como carros velhos. Saem no arranque e estancam quilômetros adiante, o que, pelas possibilidades existentes, deveria ter sido superado.

Barulho na madrugada...
Precisa-se de um antídoto para curar o mal que se tornou o uso distrituradores de galhos nas madrugadas da Zona Norte. Operários, como se registrou no Espinheiro e Casa Amarela, colocam a máquina para moer no meio da madrugada.

...Gesto de compreensão
De sono vencido, moradores abordam os operários. A justificativa para o trabalho é igual: Ordens da prefeitura. Felizes são os moradores – e isso acontece às vezes – quando o triturador é desligado e se recolhe os galhos manualmente.

Na expectativa...
A curiosidade sempre se aguça quando se começa, a exemplo desta terça- feira, a limpar o manguezal do Cais José Estelita. A expectativa está em saber se, além de latas e garrafas, vai se encontrar sofá, eletrodoméstico ou televisão.

...Das toneladas
Lixo existe em excesso nos manguezais da capital pernambucana. Na semana passada, equipes da Emlurb retiraram 20,3 toneladas de resíduos da área e a Ponte do Limoeiro e o Monumento Tortura Nunca Mais, em Santo Amaro.

Curso gratuito...
Anote aí. Se conhecer alguém que pouco ou nada saiba sobre o mundo dos computadores, a Legião da Boa Vontade (LBV) abriu inscrições para o curso gratuito de informática. Serão módulos com ensinamentos desde a digitação à internet.

...Pré-requisitos
Poderão se inscrever para o curso pessoas entre 14 a 50 anos. Informações pelo telefone 3431-8600. Há cem vagas gratuitas. Para disputá-las, os interessados devem estar cursando ou ter concluído o 8º Ano do Ensino Fundamental.

Destino da Banda...
Corre à boca miúda, a tristeza de muitos policiais militares em relação ao destino da banda de música da corporação. Está longe o período em que a banda merecia atenção – a começar pelos investimentos – pela fama internacional.

...Do Capitão Zuzinha
A banda, já comandada pelo Capitão Zuzinha e com apresentação nos Estados Unidos, na década de 1980, sofre até com a falta de instrumentos musicais.   Fala-se que alguns desses são comprados pelos policiais dedicados à música.

Fazendo escola
Assim como outros grandes baobás, o das Graças, nas margens do Rio Capibaribe, desperta interesse pela preservação da espécie entre os recifenses mais novos. É crescente o número desses nos eventos perto da árvore das Graças.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL