8 de março Movimentos feministas se unem em dia simbólico de luta Ato na próxima terça-feira terá concentração no Parque 13 de maio e colocará em pauta temas como saúde, trabalho, conjuntura política e fim da violência contra mulher

Publicado em: 05/03/2016 08:00 Atualizado em: 05/03/2016 09:11

 

Pela Vida das Mulheres. É esse o grito que será entoado na próxima terça-feira, oito de março, por centenas de mulheres, convidadas por mais de 15 movimentos sociais feministas de Pernambuco, em um dia simbólico de luta e união no estado. Negras, trabalhadoras, mães, lésbicas, artistas e militantes, do campo e cidade se reúnem em um grande ato e ocupam o Centro do Recife para colocar em pauta suas demandas, discutindo violência, política, saúde e trabalho.

Em 2015, cerca de oito movimentos participaram da construção do ato, que este ano reúne aproximadamente 15. A ampliação da participação dos coletivos culmina numa percepção também mais ampla das demandas envolvidas e peculiares a cada realidade. Mais vozes, mais espaço, mais força. Para uma das integrantes do Fórum de Mulheres de Pernambuco, que participa do ato, Aline Fagundes, a mobilização de mulheres – que vem se fortalecendo sobretudo desde o ano passado - é uma grande resposta a atual conjuntura.

"Acho que o surgimento da primavera feminista, que aconteceu este ano com vários atos de rua em todo o país, inclusive no Recife e em Pernambuco, foi um passo importante para construírmos um ato grandioso no oito de março. A questão da perda de direitos, com pautas no Congresso nos ameaçando, foi o pontapé para estarmos nas ruas, lutando para garantir direitos que a gente lutou tanto para conquistar e não vamos permitir um retrocesso", explica Aline Fagundes.

Ao longo do ano passado, diante de uma conjuntura política retrógrada, as brasileiras foram às ruas em protesto. O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) propôs um Projeto de Lei que dificultaria ainda mais o acesso ao aborto, o que provocou manifestações em todos o país. A ameaça de unificação da Secretaria de Políticas para as Mulheres com outras pastas mobilizou 117 entidades e instituições nacionais e conseguiu a manutenção do órgão. Em novembro, a Marcha das Mulheres Negras reuniu milhares de participantes em Brasília, no ato considerado histórico.

Neste oito de março, as pernambucanas vão se reunir no Parque 13 de maio. À partir das 15h haverá rodas de diálogo sobre os temas saúde, trabalho, conjuntura política e fim da violência contra mulher, que nortearão também a confecção dos cartazes que serão levados durante a marcha, que sairá às 17h. "A proposta é promover a tomada das ruas nesse dia revolucionário em que é preciso
gritar contra os avanços do conservadorismo no País e a recuada das políticas públicas que – se antes escassas – hoje estão as vias de serem extintas.

É preciso estar nas ruas para dar visibilidade à nossa luta pelo direito à vida, ao corpo, à saúde, ao trabalho digno e igualitário de todas, independente de cor, idade, raça ou orientação sexual", convocam os movimentos na página do evento no Facebook.

Serviço

Ato Unificado Pela Vida das Mulheres
Parque 13 de Maio, Recife
Concentração: 15h
Saída: 17h



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL