Diario de Pernambuco
Busca
Diario Urbano Avenida Beira-Mar, no Janga, será aberta ao trânsito Canteiros que impedem a continuidade do fluxo de veículos serão retirados

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 15/03/2016 08:48 Atualizado em:

Em Paulista, a prefeitura encontrou um bom argumento para abrir a Avenida Beira-Mar, no Janga, ao trânsito. A maioria dos moradores do bairro, ouvidos no último fim de semana, mostraram-se favoráveis à medida. Isso significa rever o projeto urbanístico original dos 1.800 metros entre a Avenida São João de Deus e a Rua Belém de Maria, retirando os cinco canteiros que impedem a continuidade do fluxo de veículos. A pretensão é que em dois meses os canteiros sejam substituídos por passagens de pedestres, que ficarão no mesmo nível das calçadas. O apoio de 97,6% das 330 pessoas ouvidas à abertura da avenida ao trânsito não deve ser o fim de um processo, mas o início do envolvimente da comunidade. Afinal, esse trecho do Janga, referência de veraneio da Região Metropolitana do passado, sofrerá impactos no trânsito e possivelmente no comércio. Alguns positivos, como uma maior movimentação das pessoas na orla, e negativas, o aumento do ruído. E essas mudanças terão reflexos diretos no cotidiano de quem reside na avenida e no seu entorno. O município tem apenas a ganhar continuando o processo de escuta.

 

Um sexto…
O trecho da Avenida Beira-Mar fechada ao trânsito possui dois quiosques funcionando, quando o projeto inicial, lançado na primeira metade da década passada, previa a abertura de 12 unidades.

 

…Aberto
A consulta foi à rua, mas a prefeitura não tinha até ontem um orçamento fechado das obras. A estimativa primeira, segundo o secretário de Infraestrutura, Tiago Magalhães, foi de R$ 130 mil.

 

Sem cocos
Em Boa Viagem, os frequentadores da Academia Polo Recife viram um fantasma que os importunavam desaparecer: a queda de cocos na pista de cooper. A prefeitura podou as árvores do Segundo Jardim.

 

Quase parando…
O temor de quem trafega na PE-027, entre os quilômetros 14 e 20, em Paudalho, continua sendo o de queda de árvores. Passaram-se 46 dias da tempestade de janeiro e quase nada se fez para evitar novos tombos.

…Arame farpado
A única coisa feita, dizem os moradores da região, foi a colocação de um cerca de arame farpado em alguns trechos. É pouco para a dimensão do problema, que envolve a buraqueira do acostamento da rodovia.

Área de domínio

Barracas vão se espalhando na área de domínio público da Avenida Recife, na altura da antiga fábrica do Café Royal, bairro da Estância. Uma delas tem letreiro e recepção de causar inveja a lojas regulares.

Outdoor grátis
Na BR-101, perto do novo Fórum de Jaboatão dos Guararapes, em Prazeres, oficinas mecânicas ocuparam os acostamentos e uma delas usa a cobertura do ponto de ônibus para colocar sua placa de identificação.

 

Vale olhar…
Pelo acúmulo de areia na calçada e na via, fiscais da Emlurb deveriam dar uma passadinha na Rua do Veiga, em Santo Amaro, onde o município reforma um prédio para a Secretaria de Saúde.

…Mesmo rigor
Caberia uma multa se considerados os mesmos critérios empregados nos bairros de Casa Forte e Casa Amarela. Nesses, os fiscais não brincam em serviço e passam a caneta em qualquer montinho de areia.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL