Diario de Pernambuco
Busca
Mobilidade Via Mangue acelera trânsito em até 62% na Zona Sul do Recife Com a redução de 55% do tráfego das avenidas Boa Viagem e Conselheiro Aguiar, transferido para a Pista Leste, o ganho de velocidade foi significativo

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 21/02/2016 10:15 Atualizado em: 21/02/2016 15:05

Com fluxo já próximo dos 20 mil veículos/dia, pista já se tornou uma opção imprescindível na região. Foto: Hesíodo Goes/DP/DA Press
Com fluxo já próximo dos 20 mil veículos/dia, pista já se tornou uma opção imprescindível na região. Foto: Hesíodo Goes/DP/DA Press


Em um mês, a Pista Leste da Via Mangue mudou o trânsito da Zona Sul do Recife. A melhoria na fluidez do tráfego nos primeiros 30 dias de funcionamento superou as expectativas da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). A estimativa era de que cerca de 45% dos veículos que passavam pelas avenidas Boa Viagem e Conselheiro Aguiar fossem transferidos para a nova via. Mas esse percentual chegou a 55%. Com a redução do fluxo nas duas avenidas, houve ganho na velocidade de 60,8% na Avenida Boa Viagem e de 62,5% na Conselheiro Aguiar.

Os motoristas que migraram para a Pista Leste trafegam em velocidade média de 46km/h. A nova via tem movimento diário de 19,4 mil veículos atualmente. A medição do fluxo e da velocidade foi feita na primeira semana de fevereiro, época de volta às aulas, e coincidiu com a semana pré-carnavalesca. “Esses percentuais ainda podem sofrer alterações porque muita gente estava viajando ou não foi para a aula na primeira semana, mas é possível observar o ganho significativo de velocidade nas avenidas Boa Viagem e Conselheiro Aguiar”, explicou a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. A velocidade média da Avenida Boa Viagem era de apenas 23 km/h, com um volume de 37 mil veículos, e hoje chega a 37km/h, com 24,2 mil veículos. O percentual de redução de tráfego estimado em 30% chegou a 34,5% no primeiro mês.

Já a Conselheiro Aguiar, que tinha velocidade de 24 km/h e volume de 36,5 mil veículos, passou para 39 km/h e 29,1 mil veículos. A previsão era de uma redução equivalente a 15% do tráfego, mas esse percentual chegou a 20,22%.

Um dos principais trunfos da Pista Leste é a conexão com o bairro de Boa Viagem através de cinco vias de entrada e seis de saída. Na área dos colégios, por exemplo, onde há um intenso fluxo de veículos, os motoristas que antes precisavam retornar pelas avenidas Conselheiro Aguiar ou Boa Viagem no sentido Centro podem acessar a Pista Leste. Ao contrário da Leste, a Pista Oeste é uma via expressa de passagem. Inaugurada em junho de 2014, tem tráfego atual de 33 mil veículos. Somado ao da Pista Leste, de quase 20 mil, a Via Mangue recebe 53 mil veículos/dia.

“A Via Mangue é a maior obra viária inaugurada na cidade nas últimas décadas e esperada pelos recifenses há muito tempo. E a importância está confirmada com esses números de um mês de funcionamento. Uma via expressa que melhorou a vida não só das milhares de pessoas que passam por ela diariamente, mas também de quem usa duas outras vias importantes da cidade, a Conselheiro Aguiar e a Avenida Boa Viagem”, ressaltou o prefeito Geraldo Julio.

A capacidade das duas pistas, com duas faixas por sentido, segundo o professor do Departamento de Engenharia da UFPE, Maurício Andrade, é de quatro mil veículos por hora, ou 80 mil  por dia. “Todo mundo ganhou com a nova via. O ideal é aproveitar esse período para apostar no transporte público. Hoje, há folga no tráfego, mas quando a economia voltar a crescer essa situação pode mudar com novos polos geradores de tráfego”, disse.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL