Diario de Pernambuco
Busca
Epidemia Diretora da OMS visita o IMIP na manhã desta quarta-feira Médica sanitarista Margaret Chan chega ao Brasil nesta terça-feira para acompanhar a epidemia do zika e sua relação com a microcefalia

Publicado em: 23/02/2016 10:37 Atualizado em: 23/02/2016 11:04

[FOTO1] O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) deve receber na manhã desta quarta-feira a visita da diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan. A médica sanitarista é aguardada na unidade de saúde do bairro dos Coelhos por volta das 9h. Esta manhã, uma reunião no IMIP está fazendo os últimos ajustes para a visita. Pernambuco registra o maior número de casos de microcefalia possivelmente associados à infecção pelo vírus zika. São 182 casos da malformação confirmados e 1.203 em investigação.

O aumento de casos de microcefalia no estado foi descoberto a partir de uma conversa entre Ana Van der Linden, neuropediatra do IMIP e a filha, Vanessa Van der Linden, neuropediatra do Hospital Barão de Lucena. Em um só dia, a mãe havia atendido sete casos da doença e a filha, cinco casos. Para tirar a prova, ambas ligaram para a neuropediatra Adélia Souza, que também relatou aumento de casos. A partir daí, uma rede se formou e em poucos dias, já se somavam mais de 40 casos. O professor da Federal de Pernambuco e colaborador da Fiocruz Carlos Brito iniciou então a investigação, reunindo os dados dos bebês e das mães. Uma reunião com a Secretaria de Estado da Saúde de Pernambuco foi realizada e as ações não pararam. Um protocolo surgiu para diagnóstico de pacientes e foi feito um manual para atendimento dos bebês.


No Brasil - Margaret Chan chega ao Brasil nesta terça-feira. A agenda começa em Brasília, onde ela desembarca e será recebida pela presidenta Dilma Rousseff. Para o longo do dia, estão previstos ainda encontros com ministros de diversas pastas envolvidas na resposta brasileira à epidemia do vírus Zika. Margaret Chan vem ao país acompanhada da diretora da Organização Pan-Americana de Saúde e diretora regional da OMS paras as Américas, Carissa Etienne.

De acordo com o Ministério da Saúde, a visita da diretora-geral da OMS ocorre a convite do governo brasileiro. No início do mês, a OMS declarou emergência em saúde pública de interesse internacional em razão do aumento de casos de infecção pelo zika em diversos países e de uma possível relação da doença com quadros de malformação congênita e síndromes neurológicas.

O Ministério da Saúde investiga pelo menos 3.935 casos suspeitos de microcefalia possivelmente associada ao vírus. Até o dia 13 de fevereiro, 508 casos foram confirmados e 837 descartados de um total de 5.280 notificações de estados e municípios ao governo federal. Desde a última quinta-feira, a notificação de casos suspeitos de infecção pelo zika é obrigatória no Brasil. A portaria, publicada no Diário Oficial da União, prevê que todos os casos suspeitos deverão ser comunicados semanalmente às autoridades sanitárias.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL