Campanha Após decisão da justiça, jovem realiza transplante de intestino nos Estados Unidos Segundo o depoimento da família, a cirurgia foi realizada nesta quarta-feira e durou 8 horas

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 11/02/2016 13:17 Atualizado em: 11/02/2016 14:07

O paciente chegou a perder 90% do intestino após uma cirurgia de apêndice. Foto: Reprodução/Facebook
O paciente chegou a perder 90% do intestino após uma cirurgia de apêndice. Foto: Reprodução/Facebook

O estudante Weverton Gomes, de 18 anos, morador da cidade de Vitória de Santo Antão, Região Metropolitana do Recife (RMR), realizou o transplante de intestino, após campanha feita na internet. A cirurgia custa R$ 3,5 milhões e foi necessário que o Tribunal Federal de Pernambuco determinasse que os gastos fossem custeados pela União. Além da operação, o governo federal deverá arcar com o tratamento recomendado pela equipe médica do hospital, incluindo medicamentos e despesas médicas em geral. A decisão foi da juíza da 5ª Vara, Nilcéa Maggi.

Segundo o depoimento da família, a cirurgia foi realizada nesta quarta-feira, durou 8 horas e ocorreu "de acordo com a expectativa dos médicos". "Quem realizou a cirurgia foi o Dr. Rodrigo Viana. Hoje [dia 11] o nosso Weverton amanheceu bem e vai ficar durante um período na UTI, como é de costume nesses casos de transplante. Agradecemos a todos pelas orações", relatou o pai do jovem na comunidade "Força Weverton", criada no Facebook.

O paciente chegou a perder 90% do intestino após uma cirurgia de apêndice. Weverton é estudante do curso técnico de edificações da ETP de Vitória e estava internado no Hospital Otávio de Freitas (HOF) desde o dia 16 de julho, quando foi realizada a cirurgia. Após o procedimento, os médicos detectaram que ele sofre da síndrome do intestino curto.

A União ainda recorreu ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), que manteve a determinação com apenas uma mudança. O governo federal não precisará bancar o transporte e alojamento dos pais do rapaz.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL