Diario de Pernambuco
Busca
Rede Elétrica Queda de energia prejudica testes de adutora e abastecimento no Sertão, diz Compesa Companhia contabilizou 10 panes em menos de um mês e acionou Celpe

Publicado em: 13/01/2016 10:46 Atualizado em: 13/01/2016 16:47

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) acionou a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) para resolver as constantes variações de tensão da rede elétrica que tem, segundo a Compesa,  afetando o sistema de abastecimento de cidades do Sertão do estado, além de comprometer os testes da segunda etapa da Adutora do Pajeú. 

Segundo a Compesa, o Sistema Adutor do Pajeú já está sendo afetado com a falta de água provocada pela falta de energia elétrica nas estações elevatórias. De acordo com a companhia, cidades como São José do Egito e Tuparetema já estão ficando desabastecidas, problema que também começa a atingir as localidades contempladas pela primeira etapa da adutora: Afogados da Ingazeira, Calumbi, Serra Talhada, Carnaíba, Quixaba, Tabira, Flores, além de Canaã, distrito de Triunfo.
 
Através de uma nota enviada a imprensa, a  coordenadora técnica de Engenharia da Compesa do Alto Pajeú, Mirella Santos informou que desde o dia 22 de dezembro, quando iniciaram os testes da segunda etapa da Adutora do Pajeú 10 quedas de tensão no sistema elétrico já foram registradas. "Quando ocorrem panes elétricas no início do sistema adutor as cidades posteriores ao problema tem o abastecimento suspenso para que reparos sejam realizados", explicou. 

A Celpe, também através de nota, informou que as fortes chuvas e a grande intensidade de descargas atmosféricas registradas no Sertão do Pajeú foram a motivação das quedas de energia na última semana. Para minimizar os transtornos provocados pelo aumento das precipitações e da maior incidência de raios, a concessionária informa que reforçou o contingente de profissionais e intensificou a manutenção na rede elétrica da localidade. A empresa também acrescenta que vem mantendo contato com a área técnica da Compesa e atuando com a maior brevidade nos restabelecimentos do suprimento de energia.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL