Voluntários Mutirão nas aldeias de Pesqueira para combater Aedes aegypti Cinquenta e seis agentes indígenas de saúde e saneamento serão capacitados para atuar nas comunidades

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 09/01/2016 09:42 Atualizado em:

Aldeia Xukuru vive clima de medo após a morte de adolescente com suspeita de chikungunya e Guillain-Barré. Foto: Paulo Paiva/DP
Aldeia Xukuru vive clima de medo após a morte de adolescente com suspeita de chikungunya e Guillain-Barré. Foto: Paulo Paiva/DP

Agentes indígenas de saúde e saneamento serão capacitados, na próxima semana, para intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em Pesqueira. Essa foi uma das medidas anunciadas ontem, após reunião entre representantes das secretarias Estadual e Municipal de Saúde com integrantes do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). A cidade também vai convocar voluntários para aumentar o monitoramento dos focos do mosquito vetor.

O clima de medo aumentou na cidade após a morte da índia xukuru Danielle Marques de Santana, com suspeita de chikungunya e Síndrome de Guillain-Barré. Durante a reunião, os representantes avaliaram as medidas aplicadas até então e também definiram estratégias. Os 56 agentes serão capacitados para utilizar o larvicida em focos na comunidade indígena.

“O fundamental agora é desenvolver ações preventivas com relação ao mosquito, com o objetivo de eliminar os focos para evitar a transmissão. Estamos planejando ações em todas as áreas indígenas, inclusive Águas Belas, onde também há incidência de casos”, afirmou o coordenador do DSEI-PE, Antônio Fernando da Silva. Em Pernambuco, existem 188 agentes indígena de saúde . 

O município de Pesqueira também irá receber mais duas bombas costais para fazer o bloqueio das transmissões da dengue, zika e chikungunya. Atualmente, existem dois equipamentos em Pesqueira. “Também analisamos a questão do levantamento de casos, fizemos um mapeamento de onde estão ocorrendo as situações para direcionarmos as ações”, explicou a secretária de Saúde de Pesqueira, Elizabete Costa. 

As atuais estatísticas da prefeitura e da SES divergem em quantidade de casos. Pelo estado, Pesqueira tem 789 casos notificados, sendo 739 confirmados e 11 descartados de dengue; quatro notificações de zika e 28 casos notificados, dos quais um confirmado, de chikungunya. Já a prefeitura contabiliza 2,1 mil casos notificados de dengue; 1 mil de chikungunya e 118 de zika. 

Na próxima terça-feira, haverá uma reunião de capacitação de voluntários para a criação de brigadas que atuarão junto aos agentes de saúde. “Essas pessoas serão responsáveis por visitar os domicílios para dar orientação às famílias”, acrescentou Elizabete. Atualmente, peixes e telas de reservatórios são distribuídos na localidade. As reuniões acontecerão semanalmente. O e-mail para cadastro de voluntários é voluntariosnocombate@hotmail.com.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL