Protesto Manifestantes debatem com população durante ato contra o aumento da passagem Protesto aconteceu no bairro da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 27/01/2016 20:00 Atualizado em: 27/01/2016 21:45

Uma nova manifestação contra o aumento das passagens da Região Metropolitana do Recife (RMR) ocorreu nesta quarta-feira. Manifestantes se reuniram no Largo da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife, a partir das 17h. O ato, com paralisação do tráfego de veículos para diálogo com os usuários do transporte coletivo, foi inciado cerca de duas horas depois. 

Cerca de cinquenta pessoas participaram do protesto, que também propõe o debate sobre o passe livre - a isenção da tarifa para todos os passageiros. Durante a manifestação, populares e manifestantes realizaram um catracaço - quando os passageiros entram no ônibus pela porta traseira ou não girando a catraca, de forma a não pagar a tarifa.

Arrecadação das empresas
Foi calculado pela reportagem do Diario que as trezes empresas de ônibus que são gerenciadas pelo Consórcio Grande Recife arrecadam, no mínimo, 1 bilhão e 200 milhões durante o ano. Durante a reunião que aprovou o aumento das passagens, no dia 18 de janeiro, um conselheiro que representa os estudantes pediu vistas para ter acesso às planilhas de receita e despeza do grupo. Como teve o pedido negado, recorreu ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para anular a reunião.
 
O juiz José Marcelon Luiz e Silva, responsável pelo processo de pedido do conselheiro, suspendeu a reunião que permitiu o aumento através de liminar nessa terça-feira. Apesar disso, os valores cobrados ainda são os decididos durante a votação anulada. Segundo a Urbana-PE, as empresas só irão cobrar o valor anterior ao aumento quando notificadas pelo TJPE.

Já a Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) informa que oficializou o Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) para cumprimento da liminar, e também apresentou à Presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) o pedido de suspensão da liminar.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL