Diario de Pernambuco
Busca
Dia 11 Inscrições para o Sisu começam semana que vem Com o resultado das notas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) no próximo dia 8 de janeiro, os candidatos começam a corrida pela seleção unificada

Publicado em: 04/01/2016 08:32 Atualizado em:

A estudante do Colégio Motivo Helanny Dutra, 17, fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e aguarda a divulgação das notas do exame, previstas para o próximo dia 8. Com as notas em mãos, ela tem pressa para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que começa no dia 11 de janeiro e vai até às 23h59 do dia 14. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de janeiro.

O edital desta edição do Sisu foi publicado no Diário Oficial da União, no último dia 30 de dezembro. Poderá se inscrever o estudante que participou da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obteve nota acima de 0 na prova de redação. "Tive uma boa preparação para fazer a prova com tranquilidade. Agora estou aguardando o resultado das notas e com o desejo de conquistar uma vaga no Sisu", disse Helanny. 
Ao se inscrever no Sisu, o participante poderá escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência. É possível mudar essas opções durante todo o período de inscrição. O candidato também precisa definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às reservadas à lei federal de cotas, ou àquelas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições de ensino superior.

Os selecionados deverão fazer a matrícula na instituição nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Assim como na edição anterior, só haverá uma chamada regular. Os estudantes não selecionados podem aderir à lista de espera que estará disponível na página do Sisu na internet de 18 a 29 de janeiro. O interessado só poderá se inscrever na lista de espera para o curso que marcou como primeira opção na inscrição. 

Por meio do Sisu, os estudantes participantes do Enem concorrem a vagas de ensino superior em instituições públicas. Os estudantes de baixa renda também podem tentar uma vaga na educação superior por meio do programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior. O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras e ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado ainda como certificação do ensino médio.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL