Seres Tiroteio e fuga em massa na Penitenciária Barreto Campelo Pedro Eurico vai solicitar dispensa de licitação para que sejam feitas obras emergenciais na unidade

Publicado em: 20/01/2016 22:54 Atualizado em: 21/01/2016 00:00

Um atentado contra a Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, terminou com a fuga de cerca de 20 detentos, na noite desta quarta-feira. O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, esteve na unidade carcerária e adiantou que nesta quinta-feira fará uma solicitação de dispensa de licitação para a realização de obras emergenciais no presídio. O tiroteio e fuga em massa aconteceram por volta das 21h20. Até as 23h45, quatro detentos já tinham sido recapturados.

De acordo com a polícia, suspeitos ainda não identificados atiraram contra a guarita 6 da unidade enquanto outros comparsas faziam um buraco com marretas no muro da guarita 5 - que, segundo os agentes penitenciários, está desativada - para possibilitar a fuga.

 
"Nós sabemos que o presídio é antigo e desestruturado. Tentei fazer uma licitação para obras e não consegui. Nesta quinta, vou ao Ministério Público pedir a dispensa da licitação para que sejam feitas obras de imediato na Barreto Campelo", adiantou o secretário Pedro Eurico.

A Polícia Militar fechou o acesso à ilha e está revistando todos os veículos, incluindo ônibus, que tentam passar. Em uma dessas blitze, foram encontrados quatro suspeitos com munições calibre 44, toucas ninjas e uma granada. Todos foram detidos, mas ainda não se sabe se eles eram detentos em fuga ou se faziam parte do grupo que atirou contra a unidade. O 17º Batalhão da Polícia Militar e a Companhia Independente de Operações Especiais foram acionados para o apoio na área externa da Barreto Campelo.

A Secretaria de Ressocialização de Pernambuco adiantou que a direção está na unidade carcerária, mas não confirmou tiroteio ou fuga. A contagem oficial dos presos só será feita nesta quinta-feira. Somente depois do procedimento, o órgão vai se pronunciar a respeito das fugas.

MÉDICO
Na manhã desta quarta-feira, uma perseguição policial entre as cidades de Paulista e Abreu e Lima terminou na prisão de um médico que trabalha na penitenciária Barreto Campelo. No veículo de Carlos José Vasconcelos Vitoriano de Mendonça, um Santa Fé, a polícia encontrou um facão, uma faca de caça, um canivete, duas toucas ninjas, um revólver, três munições (sendo uma deflagrada) e dois bonés de uma segurança patrimonial, além de uma quantidade de dinheiro ainda não contabilizada. Ainda não se sabe se o médico estaria envolvido na fuga em massa desta noite.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL