Diario de Pernambuco
Busca
Apresentação Auto de Natal dos Doutores da Alegria começa hoje no Hospital Oswaldo Cruz Missão é levar o espírito natalino para crianças internadas nos hospitais públicos do Recife

Publicado em: 01/12/2015 08:57 Atualizado em: 01/12/2015 10:24

Os "besteirologistas" encenam a história tradicional do nascimento do menino Jesus, mas com muito humor, graça, leveza, utilizando a linguagem do palhaço.Foto: Divulgação
Os "besteirologistas" encenam a história tradicional do nascimento do menino Jesus, mas com muito humor, graça, leveza, utilizando a linguagem do palhaço.Foto: Divulgação
A partir desta terça-feira, os Doutores da Alegria, que atuam há 12 anos no Recife, começam a levar o espírito natalino para crianças internadas nos hospitais públicos da capital. Este ano, além das quatro unidades de saúde atendidos pela ONG durante todo o ano, a Santa Casa de Misericórdia e Hospital Geral Otávio de Freitas também receberão a visita dos "besteirologistas". As apresentações do tradicional Auto de Natal começam no Hospital Oswaldo Cruz.

As encenações são sempre às 10h. No dia três de dezembro, a apresentação acontece no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip); no Hospital Santa Casa de Misericórdia no dia quatro; no dia sete no Hospital da Restauração; no dia 9 no Barão de Lucena; e, para encerrar, no dia 11, no Hospital Geral Otávio de Freitas.

"As crianças internadas estão passando por momentos difíceis, longe de suas casas. Com o Auto de Natal, levamos um pouco da magia desse período para dentro dos hospitais", explica o ator e palhaço Arilson Lopes, também conhecido como Dr. Ado. Uma das novidades este ano é que, pela primeira vez, o Auto de Natal será encenado dentro de um hospital que atende apenas adultos: o Hospital Santa Casa de Misericórdia. "No mês de junho, levamos o São Joãozinho para a Santa Casa. Foi uma experiência muito significativa. Normalmente o nosso foco é o trabalho com a criança hospitalizada, mas o encontro com os adultos gerou resultados bastante positivos. Por isso, resolvemos repetir no Natal", complementa Arilson Lopes.

Outra novidade é que os 12 palhaços do elenco pernambucano da ONG vão atuar juntos no Auto de Natal em todos os hospitais. Ano passado, o elenco se dividiu para dar conta das apresentações. Os "besteirologistas" encenam a história tradicional do nascimento do menino Jesus, mas com muito humor, graça, leveza, utilizando a linguagem do palhaço.

O narrador é vivido por Dr. Lui (Luciano Pontes); a estrela-guia é Dra. Mary En (Enne Marx); Maria é interpretada por Dra. Monalisa (Greyce Braga); e José por Dr. Dud Grud (Eduardo Filho). Há ainda os Três Reis [UTF-8?]“Magrosâ€: Dr. Eu_Zébio (Fábio Caio), Dr. Micolino (Marcelino Dias) e Dr. Ado (Arilson Lopes). Nessa história, não podiam faltar os animais: Dr. Marmelo (burrinho e anjo), Dra. Tan Tan (vaquinha) e Dra. Baju (ovelha). Dra. Svenza (Luciana Pontual) faz um anjo. Também participa da encenação o Dr. Cavaco (Anderson Machado), que divide a sanfona com um convidado especial, o sanfoneiro Johann Brehmer.

A trilha sonora do Auto de Natal é feita ao vivo pelos próprios palhaços, que tocam violão, sanfona, cavaco, zabumba, triângulo e até sinos. As músicas podem ser universais como Jingle bells (tocada só com sinos), do cancioneiro popular ou recriações. Uma das canções do espetáculo é Romã, Romã, de Ronaldo Correia de Brito, Antônio Madureira e Francisco Assis.

Segue a agenda de apresentações, que começam sempre às 10h:

Dia 1 - Hospital Oswaldo Cruz

Dia 3 - Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip)

Dia 4 - Hospital Santa Casa de Misericórdia

Dia 7 - Hospital da Restauração

Dia 9 - Hospital Barão de Lucena

Dia 11 - Hospital Geral Otávio de Freitas

TAGS:
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL