Diario de Pernambuco
Busca
Meio ambiente Recife é a terceira capital em preservação de Mata Atlântica no Brasil Em Pernambuco, Abreu e Lima foi o município que mais preservou o bioma e mantém 62,1% de vegetação natural. Já o Recife, tem apenas 20% da vegetação natural

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 12/11/2015 16:25 Atualizado em: 12/11/2015 17:45

Atualmente, a Mata Atlântica é a floresta mais ameaçada do Brasil, com apenas 12,5% da área original preservada. Foto: Juliana Leitão/DP/D.A Press/Arquivo
Atualmente, a Mata Atlântica é a floresta mais ameaçada do Brasil, com apenas 12,5% da área original preservada. Foto: Juliana Leitão/DP/D.A Press/Arquivo

Recife é a terceira capital do Brasil com maior porcentagem de vegetação natural, segundo estudo da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE). A capital pernambucana perde apenas para Porto Alegre e Florianópolis.

Segundo o Atlas dos Municípios da Mata Atlântica, Recife possui 4,4 mil hectares de Mata Atlântica preservada, o que significa 20% do seu total. A cidade está 100% inserida no bioma da Mata Atlântica, que é a floresta mais ameçeada do país, com apenas 12,5% de sua área preservada. O estudo contemplou os 3.429 municípios abrangidos pela Lei da Mata Atlântica.
 
O estudo apresenta um panorama dos últimos 14 anos de monitoramento. A cidade de Jequitinhonha, em Minas Gerais, foi detectada como a campeã de desmatamento entre 2000 e 2014. O estado ainda possui quatro dos dez municípios que mais desmataram no país.


Em Pernambuco, Abreu e Lima foi a que mais preservou o bioma no período de 2000-2014 na região e mantém 62,1% de vegetação natural, comparado com a área original. Goiana foi o município com número mais expressivo de desflorestamento entre 2000 e 2001, com 86 hectares de supressão de vegetação, seguido por Itambé (com 42 hectares) e Gravatá, com 41.

O estudo, com patrocínio de Bradesco Cartões e execução técnica da empresa de geotecnologia Arcplan, apresenta ainda um consolidado dos últimos 14 anos.

Neste ano, os dados atualizados e o histórico das cidades abrangidas pela Lei da Mata Atlântica poderão ser acessados no hotsite Aqui Tem Mata, que será lançado nesta semana para apresentar de forma simples e interativa as áreas remanescentes de Mata Atlântica no país. Com opções de busca por localidade, mapas interativos e gráficos, a ferramenta está disponível para web, tablets e celulares, permitindo que os dados estejam acessíveis a qualquer usuário e possam ser reutilizados com finalidades de educação e defesa da proteção da floresta.

Foto:  SOS Mata Atlântica/ Divulgação
Foto: SOS Mata Atlântica/ Divulgação

Atualmente, a Mata Atlântica é a floresta mais ameaçada do Brasil, com apenas 12,5% da área original preservada. O ranking de desmatamento do Atlas dos Municípios, com dados de 3.429 cidades brasileiras, é encabeçado pela cidade piauiense de Eliseu Martins, que teve supressão vegetal de 4.287 hectares (ha) no período entre 2013 e 2014. Por outro lado, outras duas cidades desse Estado, Tamboril do Piauí e Guaribas, lideram a lista das cidades mais conservadas, com 96% da vegetação natural. No recorte do período 2000-2014, a cidade campeã de desmatamento no Brasil é Jequitinhonha, no Estado de Minas Gerais, com 8.708 hectares desmatados.

Com base em imagens geradas pelo sensor OLI a bordo do satélite Landsat 8, o Atlas da Mata Atlântica, que monitora o bioma há 29 anos, utiliza a tecnologia de sensoriamento remoto e geoprocessamento para avaliar os remanescentes florestais acima de 3 hectares (ha). “Foram anos de trabalho para que pudéssemos consolidar uma base temática (mapa) que permite atualizações anuais consistentes. A possibilidade de o cidadão comum poder acompanhar a dinâmica da cobertura florestal do município onde reside é, sem dúvida, a materialização de uma intenção que tivemos no passado”, afirma Flávio Jorge Ponzoni, pesquisador e coordenador técnico do estudo pelo INPE.



TAGS:
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL