Cidadania Professores e estudantes de escolas públicas recebem formação sobre identidade de gênero Em pauta, temas como preconceito, violência, uso do nome social e do banheiro

Publicado em: 03/11/2015 11:56 Atualizado em:

Professores e gestores da Escola de Referência em Ensino Médio de Olinda participam, na próxima quinta-feira, de uma formação sobre identidade de gênero. A capacitação, promovida pelo Centro Estadual de Combate à Homofobia, CECH, da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, será realizada na própria unidade de ensino, na Rua do Bonfim, em Olinda.

A ideia é reforçar as formações sobre Garantia da Cidadania à População LGBT com foco na Educação, diante dos registros de casos de homofobia em escolas públicas, verificados pela Secretaria de Educação. Com o encontro espera-se fomentar a discussão de gênero e a diversidade sexual, além de apresentar as consequências da discriminação no contexto escolar. Entre as questões discutidas durante a formação estão: uso do nome social, uso do banheiro, o preconceito e a violência dentro do ambiente escolar.

Já foram contempladas com a atividade as escolas Diario de Pernambuco e  Sílvio Rabelo, no Recife. N mês de Novembro serão visitadas escolas de Jaboatão dos Guararapes, Moreno e São Lourenço da Mata.

O Centro Estadual de Combate à Homofobia também realiza formações com os estudantes.  São as "Ocupações de Impacto" que, segundo Hugo Lima, coordenador do CECH, orientam os jovens do Ensino Médio sobre as questões das diversidades sexual e de gênero para diminuir os casos de violação nas escolas e propor o protagonismo dos estudantes no enfrentamento a essa violação. De Janeiro a Setembro deste ano, já foram realizadas 13 ocupações no Recife e Região Metropolitana.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL