Recomendação Ônibus voltam a utilizar a porta do meio para desembarque de passageiros A proibição têm gerado insatisfação dos passageiros, especialmente daqueles que costumam pegar ônibus muito cheios

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 19/11/2015 14:58 Atualizado em: 19/11/2015 21:46

Os ônibus que circulam pela Região Metropolitana do Recife (RMR) vão voltar a utilizar a porta do meio para desembarque de passageiros fora dos terminais integrados. A recomendação do promotor Humberto Graça, da Promotoria de Transporte do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), foi acatada pelo Grande Recife Consórcio de Transportes, que enviou ofício às empresas para que seja cumprida a orientação.

Passageiros demonstram insatisfação com proibição - que, por enquanto, ainda está acontecendo. Thainá Miranda vivenciou uma experiência negativa com a situação na noite desta quinta-feira. "Agora, mesmo, quando fui descer não abriram. Só dizem que é lei. Quando o ônibus tá lotado é muito difícil ir até o final pra descer na porta de trás. Nem para criança e idoso estão abrindo", conta.

Gabriel e Thainá acreditam que a medida de manter a porta do meio fechada dificulta o fluxo de passageiros. Foto: Laís Araújo/DP/DA Press
Gabriel e Thainá acreditam que a medida de manter a porta do meio fechada dificulta o fluxo de passageiros. Foto: Laís Araújo/DP/DA Press
Gabriel Thiago tem uma opinião parecida: acredita que a proibição pode acontecer por uma questão de segurança, mas avalia que o motorista poderia julgar a necessidade da abertura da porta melhor do que uma decisão por lei. "É uma questão de bom senso, né? Às vezes é necessário abrir", comenta.

Já Maria do Socorro, que costuma pegar o transporte coletivo em Joana Bezerra para descer na Avenida Agamenon Magalhães, acrescenta que fechar a saída do meio para os passageiros tem gerado um acúmulo de pessoas na parte de trás do ônibus. "Várias vezes a única opção é esperar em pé, na parte de trás, porque os ônibus podem lotar tanto que você não consegue atravessar a tempo pra descer. É muito ruim."

A opinião dos usuários vai ao encontro da dos motoristas, também. O motorista Leandro Carias, por exemplo, explica que o tempo do ônibus parado tem aumentado, assim como as reclamações por parte dos usuários. "Não houve muita divulgação para os passageiros, então muitos deles tem insistido em sair pela porta do meio, e quando a gente não abre, ficam reclamando, ficam irritados. Antes a exceção era abrir quando o ônibus estava muito cheio, e assim dificultava menos para a gente."

Desde o início de novembro, o uso da porta do meio só estava sendo permitido para passageiros com deficiência. A medida foi tomada após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) por representantes das 13 empresas de ônibus que atuam na Região Metropolitana com o Procon-PE. Para o órgão de defesa do consumidor, seria uma forma de melhorar a segurança no transporte público após acidentes como o que matou a estudante Camila Mirelle, em maio passado, após cair de um coletivo superlotado.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL