Saúde Justiça determina que União pague transplante de intestino de estudante O jovem sofre de trombose no intestino e precisou retirar 90% do órgão

Publicado em: 25/11/2015 19:47 Atualizado em:

Nesta quarta-feira, o Tribunal Federal de Pernambuco determinou que os custos do transplante de intestino do estudante Weverton Gomes, 18, que será realizado no Jackson Memorial, na Florida, Estados Unidos da América, seja pago pela União. Além da operação, o governo federal deverá arcar com o tratamento recomendado pela equipe médica do hospital, incluindo medicamentos, honorários médicos e despesas médicas em geral. A decisão foi da juíza da 5ª Vara, Nilcéa Maggi.

O estudante ainda receberá o transporte e alojamento. A União recorreu ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), que manteve a determinação com apenas uma mudança. O governo federal não precisará bancar o transporte e alojamento dos pais do rapaz. A Federação Já realizou o pagamento do valor necessário à realização do transplante do autor, os honorários médicos e da UTI aérea que transportará Weverton de Recife até Miami.

O paciente e os pais já conseguiram passaportes de emergência, assim como a autorização do consulado. A família só espera a confirmação da vaga no hospital.

O caso
O jovem foi internado no Hospital Otávio de Freitas, no dia 16 de julho, com sintomas de apendicite. Apenas depois da operação, os médicos descobriram que Weverton sofria de uma trombose no intestino e precisou retirar 90% do órgão. Para realizar o transplante sem apoio, a família precisaria arrecadar quase R$ 4 milhões.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL