Diario de Pernambuco
Busca
Esta noite Diario celebra seus 190 anos em festa no Teatro de Santa Isabel No evento haverá a entrega do prêmio Orgulho de Pernambuco

Publicado em: 17/11/2015 07:20 Atualizado em: 17/11/2015 10:27

Santa Isabel e o Diario testemunharam o desenvolvimento de Pernambuco e seu histórico de lutas pela democracia (Brenda Alcântara/Esp. DP/D.A. Press)
Santa Isabel e o Diario testemunharam o desenvolvimento de Pernambuco e seu histórico de lutas pela democracia

Dois símbolos de Pernambuco se encontram hoje à noite em uma festa que vai celebrar uma das mais ricas trajetórias da imprensa mundial. O Teatro de Santa Isabel, no Centro do Recife, será o palco do aniversário de 190 anos do Diario, a partir das 19h.

Durante o evento será entregue o prêmio Orgulho de Pernambuco - Diario de Pernambuco 190 Anos a empresas e personalidades de destaque em diferentes segmentos. Pela primeira vez, os vencedores foram escolhidos pelos jornalistas do Diario. A redação votou em uma lista de premiados nas categorias cidadania, direitos humanos, cultura (literatura, cinema e teatro, artes plásticas e música), ensino superior, saúde, construção civil, supermercado, comércio atacadista, concessionárias, laticínios, cimento, gesso, tecnologia, turismo, moda, gastronomia, empreendimento gastronômico, esportes e setor sucroalcooleiro.

A comemoração também marca o novo momento do Diario, que agora está sob o comando acionário da R2, dos irmãos Alexandre e Maurício Rands, atuais presidente e vice-presidente institucional do jornal.

A defesa dos ideais pernambucanos é uma característica do jornal desde o início. O fundador do Diario de Pernambuco, Antonino José de Miranda Falcão, não foi pioneiro apenas em publicar a primeira folha diária do Recife e o primeiro jornal impresso com fim específico de servir ao comércio. Em 1826, apenas no seu segundo ano de existência, o jornal tornava-se o primeiro veículo do Nordeste a focalizar as vantagens da liberdade da imprensa. Por essa iniciativa, Miranda Falcão seria processado  (e depois absolvido) no ano seguinte.

Tradições
Fundados no século 19, com intervalo de 25 anos - primeiro o jornal e depois o teatro -, o Santa Isabel e o Diario testemunharam o desenvolvimento de Pernambuco e seu histórico de lutas pela democracia e pelo avanço do país. Considerado o melhor do Brasil, o teatro já foi palco das comemorações dos 185 anos do jornal, em 2010. Hoje, a celebração incluirá também um ícone da cultura pernambucana, o Quinteto Violado, que desde seu início, em 1970, esteve inúmeras vezes nas páginas do Diario.

Revista
Como parte das comemorações dos 190 anos, o leitor do Diario vai ganhar um presente na edição de amanhã. Os principais fatos noticiados neste extenso período foram reunidos em uma revista especial de 104 páginas que será encartada no jornal.

A abdicação de Dom Pedro I, a Lei Áurea, o fim da Segunda Guerra Mundial, o suicídio de Getulio Vargas, a chegada do homem à Lua e o 11 de Setembro são relembrados em uma edição para colecionador que segue uma linha cronológica desde a primeira edição do Diario, o jornal mais antigo da América Latina, fundado em 7 de novembro de 1825. Os convidados da premiação do Orgulho de Pernambuco receberão o exemplar já durante a cerimônia de hoje à noite.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL