Educação Começam as aulas na Faculdade de Medicina de Olinda Nova unidade de ensino médico, aberta com 120 vagas, realiza sonhos de estudantes de todo o Brasil que vieram para o estado

Publicado em: 24/11/2015 10:31 Atualizado em:

Implantação da unidade no Bairro Novo seguiu todas as normas previstas pelo Ministério da Educação. Foto: Paulo Paiva/DP D.A Press
Implantação da unidade no Bairro Novo seguiu todas as normas previstas pelo Ministério da Educação. Foto: Paulo Paiva/DP D.A Press

Cursar medicina era um sonho acalentado há três anos pela estudante Natália Matias, 19. Ela iniciará hoje a caminhada rumo à conquista de uma carreira na profissão que escolheu. Natália fará parte da primeira turma da Faculdade de Medicina de Olinda (FMO). Com um sorriso no rosto, ela fez sua matrícula na sexta-feira. “Desde pequena, pretendia ser médica.” 

Residente de Brejo Santo (CE), Natália respondeu, no Recife, às questões do vestibular da FMO, que também foi realizado simultaneamente em Olinda, Salvador e Rio de Janeiro, pela Consulplan. Dos 700 inscritos, 120 foram aprovados. As aulas serão iniciadas hoje e, na quinta-feira, a professora Leila Janot fará palestra com o tema O estudante de medicina: entre o real e o imaginário.

O coordenador da faculdade, o médico Tarcísio Reis, explica que a instituição foi projetada há quase quatro anos, obedecendo a todos os trâmites do Ministério da Educação. “A FMO foi visitada por especialistas do MEC. O corpo docente é preparado. Mais de 70% têm mestrado e doutorado, além de apresentar no currículo experiência em universidades públicas. Eles vieram para somar”, afirmou.

Na opinião de Tarcísio, o que diferencia a FMO de outras escolas de medicina é a ênfase na prática. “O aluno participará de atividades práticas desde o primeiro ano. Contamos com uma estrutura de laboratórios de informática, bonecos para tutoriais pensados para que o aluno se acostume com o Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, temos um núcleo de apoio com psicólogos, prestando assistência integrada com os professores”, completou.

O diretor antecipa que há a possibilidade de novos cursos serem implantados na unidade. “Ao fim de cinco anos, possivelmente serão oferecidos mais quatro cursos na área de saúde: nutrição, enfermagem, odontologia e fisioterapia”, revelou.

Ele acrescenta que a Consulplan, que organizou o vestibular da FMO, já aplicou provas para mais de 15 milhões de brasileiros e presta serviços ao IBGE, Embrapa, Força Aérea Brasileira, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Isso mostra a credibilidade de uma nova faculdade, na escolha de boas organizadoras para o nosso processo seletivo”, concluiu.

Perseverança
Aos 21 anos, o estudante Abílio Costa não conhece limites quando persegue seus objetivos. Em busca de formação médica, ele saiu de Teresina (PI) e fez o vestibular 2015.2 da FMO. Na semana passada, chegou a Pernambuco para realizar sua matrícula, acompanhado da mãe, a médica Geni Costa. Abílio aproveitou para procurar um imóvel em Olinda, onde pretende fixar residência a partir de agora.

“O que me chamou atenção foi a preparação para o SUS. Como venho de uma família de médicos, sei que as provas de residência exigem muito a questão prática”, comenta Abílio. Outra estudante que vai cursar a FMO é Kátia Drummond, 19, que veio com sua família de Belo Horizonte e estava contando os dias para o início das aulas. “É uma realização. Sempre pensei em ser médica”, destacou a universitária.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL