Diario de Pernambuco
Busca
Saúde animal UFRPE lança campanha Outubro Pet Rosa para alertar sobre prevenção ao câncer de mama em cadelas e gatas

Publicado em: 08/10/2015 21:31 Atualizado em:

Enquanto as atividades de conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama são intensificadas dentro das atividades do Outubro Rosa, a Universidade Federal Rural de Pernambuco fez uma campanha para lembrar sobre os cuidados com os animais. Dentro das ações desenvolvidas no Outubro Pet Rosa, a instituição pretende lembrar tutores e médicos veterinários sobre a prevenção do câncer de mama em cadelas e gatas.

O lançamento do Outubro Pet Rosa está previsto para o próximo dia 14, às 8h, no campus Dois Irmãos da UFRPE, em frente ao Hospital Veterinário Escola. Serão instalado posters e distribuídos panfletos e brindes. Na ocasião, os tutores de animais serão orientados a realizarem o exame de apalpação nas mamas e, caso tenham nódulos, as cadelas e gatas serão submetidas a exames de citologia imediatamente.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Márcia Pereira, os tumores mamários representam a neoplasia mais frequente em cães e a segunda em gatos. A professora afirma que diversos fatores de risco associados à ocorrência de tumores de mama são reconhecidos, incluindo dade, o uso de progestágenos, a pseudociese e a obesidade.

A experiência mostra que a castração precoce e o uso de ração balanceada são medidas eficazes na redução do risco para tumores mamários. “O objetivo do Outubro Pet Rosa e de todo o projeto de extensão é difundir informações sobre diagnóstico precoce e prevenção de tumores mamários em cadelas e gatas”, ressalta.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL