Diario de Pernambuco
Busca
Impasse Estudantes devem continuar na reitoria da UFPE por tempo indeterminado A possibilidade de desocupação dificilmente será debatida agora, segundo integrante do movimento

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 04/10/2015 16:49 Atualizado em: 04/10/2015 17:19

Estudantes ocupam Reitoria da UFPE desde a sexta-feira (2). Foto: Rafael Martins/Esp. DP/D.A Press
Estudantes ocupam Reitoria da UFPE desde a sexta-feira (2). Foto: Rafael Martins/Esp. DP/D.A Press

Os estudantes que ocupam a reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desde a última sexta-feira (02) devem continuar no local por tempo indeterminado. Uma assembleia será realizada na noite deste domingo (4), mas de acordo com o estudante Diogo Queiroz, que integra o movimento, a desocupação dificilmente será colocada em discussão. "A reitoria não avançou nenhum centímetro em cima das nossas reivindicações e por enquanto também não vamos retroceder", afirma.

Na assembleia serão discutidas questões internas da organização do movimento, além de deliberações sobre integrantes que precisam deixar a reitoria e os que estão chegando. A principal reivindicação dos estudantes é a de que o novo estatuto da instituição,aprovado pelo Congresso Estatuinte em maio deste ano, não seja modificado pelo Conselho Universitário, presidido pelo reitor Anísio Brasileiro.

A Procuradoria Regional Federal da 5ª Região, que representa a UFPE judicialmente, deu entrada, na última sexta-feira, na Justiça Federal, em uma ação de reintegração de posse do prédio da reitoria. Porém, o documento ainda não chegou ao local. Os servidores técnico-administrativos da UFPE apoiam a posição dos estudantes, mas não participaram da ocupação. O Conselho Universitário é formado por docentes, servidores e estudantes.

De acordo com o grupo de estudantes, os portões da reitoria estão fechados desde o último sábadoe o local está sem o fornecimento de água e energia. Os universitários dizem que o corte foi realizado pela direção da UFPE. Segundo o superintendente de Segurança da UFPE, Armando Nascimento, a luz foi cortada para inibir a chegada de outros estudantes. Com relação a água, o superintendente diz que o fornecimento está mantido.

De acordo com a UFPE, a entidade esteve reunida na última sexta-feira com a participação de cinco representantes de dois dos três segmentos da comunidade universitária - docentes e técnico-administrativos - que integraram as discussões no Congresso Estatuinte. “O segmento estudantil não aceitou participar do Conselho com uma representação. Um telão foi disponibilizado para acompanhamento em tempo real, o que não foi aceito por eles”, informou a universidade. Ainda segundo a instituição, após o fim da reunião o reitor Anísio Brasileiro conversou com os manifestantes sobre os encaminhamentos dados pelos conselheiros, mas não houve acordo quanto à saída do grupo da reitoria. Por esta razão, o expediente administrativo foi suspenso no local.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL