Jornalismo Diario vence e é finalista em prêmios nacionais A matéria "No lugar do cuidado, o preconceito e descaso" e a série de reportagens "Mestres da Criatividade" foram selecionadas em premiações

Publicado em: 31/10/2015 14:00 Atualizado em: 29/10/2015 21:07

As repórteres Alice Souza (esquerda) e Anamaria Nascimento tiveram matérias reconhecidas pelos prêmios Synapsis e Undime, respectivamente. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A.Press.
As repórteres Alice Souza (esquerda) e Anamaria Nascimento tiveram matérias reconhecidas pelos prêmios Synapsis e Undime, respectivamente. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A.Press.

O Diario de Pernambuco venceu e é finalista de dois prêmios nacionais. A matéria “No lugar do cuidado, o preconceito e descaso”, da repórter da editoria Local Alice Souza, foi vencedora na categoria jornalismo impresso do Prêmio Synapsis, da Federação Brasileira de Hospitais (FBH). Já a série de reportagens “Mestres da Criatividade”, de autoria da repórter Anamaria Nascimento, é finalista do Prêmio Undime de Jornalismo, oferecido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) em parceria com outras entidades, como a Unesco, Unicef e Organização dos Estados Iberoamericamos (OEI).

A reportagem “No lugar do cuidado, o preconceito e o descaso”, publicada na edição de 2 de agosto deste ano, mostra como as portas da saúde se fecham para uma parcela considerável da população. Pernambuco, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde, lidera um vergonhoso ranking no Nordeste: o de estado com maior número de casos de discriminação nos serviços de saúde. Pelo menos um em cada 10 pernambucanos já sofreu alguma agressão ao procurar ajuda no setor.

O acesso ao serviço de saúde no Brasil deveria ser, como prevê a legislação, universal. Nas entrelinhas da lei, porém, estão escondidos preconceitos fincados na formação social e cultural do país. Racismo, marginalização da mulher, indiferença aos deficientes e ignorância quanto à existência de determinadas doenças. Além de contar o drama de pessoas marginalizadas, a reportagem mostra como o estado e municípios trabalham políticas públicas na tentativa de deixar do lado de fora de hospitais e consultórios a  rejeição às diferenças.

O Prêmio Synapsis tem como objetivo premiar trabalhos jornalísticos que se proponham em contribuir e ampliar o debate a respeito da melhoria do sistema de saúde do país. São premiadas reportagens com propostas relevantes e ideias inovadoras para a elaboração de soluções e estratégias de políticas públicas. A entrega do prêmio acontece no dia 10 de novembro, em Brasília.

Educação
Na série de reportagens “Mestres da Criatividade”, veiculada entre 12 de abril e 19 de julho, foram destacadas histórias de professores que fazem a diferença no ensino público adotando estratégias pedagógicas diferenciadas. Para mostrar as ideias inovadoras, o Diario visitou escolas no Recife, em Olinda, Paulista, São Lourenço da Mata, Jaboatão dos Guararapes, Santa Cruz do Capibaribe e Petrolina. As matérias estão na final do Prêmio Undime de Jornalismo. Ao todo, 202 trabalhos foram analisados pela pela Comissão Julgadora. A cerimônia de premiação será realizada no dia 19 de novembro, em Brasília.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL