Diario de Pernambuco
Busca
Religião Círio de Nossa Senhora de Nazaré será realizado domingo no Recife

Publicado em: 09/10/2015 13:55 Atualizado em:

Tão tradicional quanto no Norte do País, as homenagens à Nossa Senhora de Nazaré também alimentam a fé dos devotos da Virgem, no Recife. No próximo domingo, 11, centenas de fiéis participarão da festividade do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, promovido há 76 anos pela Paróquia da Soledade, localizada no Centro da Capital.

Nesta edição da festa, sob a inspiração do tema "Maria, mulher eucarística", a programação do Círio terá início, às 9h, com a celebração da Santa Missa. A solenidade será presidida pelo pároco de Nossa Senhora da Soledade, padre Nilson Lourenço, que logo em seguida conduzirá a tradicional procissão, levando a réplica da imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas principais ruas do Recife.

Movimentos e pastorais da Paróquia da Soledade, em parceria com o Restaurante Casa do Pará, montarão uma estrutura para a comercialização de comidas típicas do estado nortense. O momento de confraternização será realizado no salão paroquial da Soledade.

História - A devoção a Nossa Senhora de Nazaré teve início em Portugal. A imagem original da Virgem pertencia ao Mosteiro de Caulina, na Espanha, e teria saído da cidade de Nazaré, em Israel, no ano de 361, tendo sido esculpida por São José. Em decorrência de uma batalha, a imagem foi levada para Portugal, onde, por muito tempo, ficou escondida no Pico de São Bartolomeu. Só em 1119, a imagem foi encontrada. A notícia se espalhou e muita gente começou a venerar a santa. Desde então, muitos milagres foram atribuídos a ela.

No Pará, foi o caboclo Plácido José de Souza quem encontrou, em 1700, às margens do igarapé Murutucú (onde hoje se encontra a Basílica Santuário), uma pequena imagem da Senhora de Nazaré. Em 1792, o Vaticano autorizou a realização de uma procissão em homenagem à Virgem de Nazaré, em Belém. O primeiro Círio foi realizado no dia 8 de setembro de 1793. Mas, a partir de 1901, por determinação do bispo dom Francisco do Rêgo Maia, a procissão passou a ser realizada sempre no segundo domingo de outubro.

No Recife, o ato de fé foi iniciado pelos paraenses Artur Roxo Pereira e Manuel Emílio Guillon, fiscais da Receita Federal daquele estado, que foram transferidos para Pernambuco. Eles doaram à Paróquia da Soledade uma imagem da santa, que haviam trazido de Belém, iniciando assim essa festividade que acontece até hoje.

Serviço
Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2015
Data: 11 de outubro
Local: Paróquia Nossa Senhora da Soledade
End: Rua da Soledade, S/N Recife

Fone: (81) 3222.6836



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL