Diario de Pernambuco
Busca
Investimento Unidades básicas de saúde de 45 municípios receberão 4 mil computadores

Publicado em: 02/09/2015 17:01 Atualizado em:

Unidades básicas de saúde de 45 municípios pernambucanos receberão, até o fim desta semana, 4,1 mil computadores para informatizar o preenchimento de prontuários dos pacientes e registrar eletronicamente o histórico deles. Os equipamentos serão distribuídos a partir de uma ação do Ministério da Saúde, em 791 unidades básicas do estado. Em todo o Brasil, serão distribuídos 25 mil computadores em cinco mil unidades básicas. 

Em Pernambuco, pelo menos 1,8 milhão de pessoas serão atendidas com os equipamentos. Os computadores têm um novo software, que adiciona a inclusão de informações sobre o pré-natal e sobre a situação de cada dente dos pacientes, para os casos de atendimento odontológico. Atualmente, tudo isso é feito manualmente. 

O mesmo sistema será instalado em tablets, a serem utilizados pelos agentes comunitários de saúde. A expectativa é de que as mudanças promovam celeridade no atendimento aos pacientes e um fluxo mais organizado de informações entre as secretarias de saúde municipais e o Ministério da Saúde. 

Além dos computadores, também serão distribuídos em Pernambuco 786 impressoras térmicas com capacidade de imprimir o Cartão Nacional do SUS imediatamente. Em todo o Brasil, serão cerca de cinco mil impressoras distribuídas. Ao todo, foram investidos R$ 91,2 milhões de recursos federais na aquisição dos equipamentos.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL