Diario de Pernambuco
Busca
Degradação Pichações tomam conta do Pátio de São Pedro

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 30/09/2015 10:38 Atualizado em:

Santo por testemunha

O Pátio de São Pedro nunca pareceu tão sujo. A reclamação de quem convive com o lugar há décadas está relacionada às pichações. O lixo jogado no solo tem hoje impacto visual menor do que os rabiscos nas fachadas de bares, restaurantes, galerias e monumentos históricos. Nem paredes nem tapumes da igreja dedicada ao santo que dá o nome ao pátio, e em restauro demorado, escaparam dos sprays. Cores fortes cobriram os tons claros das paredes do casario, enquanto garranchos claros sujaram janelas e portas pintas em cores fortes. No dizer popular, os pichadores agiram “sem dó e sem piedade”. Melhor, sem respeito a um dos conjuntos arquitetônicos mais conhecidos e fotografados do Recife. As fotografias do agora denunciam o quanto foram cruéis os autores dos rabiscos. Deixaram no pátios suas marcas, mas não serão lembrados como responsáveis por uma façanha, mas por um crime contra o patrimônio histórico e cultural. Improvável que recebam as penas previstas nas leis dos homens pelo vandalismo porque jamais foram identificados pela polícia. Se fosse eu um dos picahadores, estaria com um pé atrás. Afinal, o crime teve como testemunha São Pedro, o senhor das chaves do céu.

Perto do poeta

Os pichadores foram além do pátio. Rabiscaram imóveis das ruas do Fogo e das Águas Verdes da Travessa de São Pedro, o antigo Beco do Veado Branco. E  as paredes do entorno da estátua do poeta e teatrólogo Solano Trindade.

Faltam vidros

Beneficiando até cem recém-nascidos por dia, o Banco de Leite do Imip depende das doações de vidros pequenos e médios de café solúvel para atender a demanda. E esses estão escassos no momento. As doações podem ser entregues nas portarias da unidade de saúde, bairro dos Coelhos.

Atrasos em série
Os moradores da Rua São João da Lagoa, no Sancho, telefonam há quatro meses para o Setor de Postagem dos Correios, em Areias. Ou fazem isso ou recebem com atraso boletos e avisos para comparecem em audiências. A justificativa da empresa para a não entregue é a falta de carteiros.

Dias úteis…
A exemplo do Recife, como divulgou a coluna ontem, Jaboatão dos Guararapes dispõe de telefones para solicitações de recolhimento de animais marinhos mortos nas praias do município. As ligações de segunda à sexta-feira, no horário comercial, devem ser para o número 3343-5215, da Csurb.

…Para celular
Nos fins de semana, o telefone para pedidos de recolhimento muda. É o 99314-9405, número de plantão da Csurb, que também capacitou técnicos e garis para acionar o serviço municipal e, dependendo do porte do animal encontrado, fazerem  o sepultamento. Na areia da praia, preferencialmente.

Terminal esquecido
O antigo terminal de ônibus da Vila Saramandaia, em Igarassu, é exemplo a não ser seguido. Ele se tornou um esconderijo para assaltantes e ponto de prostituição e de consumo de drogas. Uma biblioteca pública seria um bom projeto para a comunidade, carente de atividades sociais.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL