Diario de Pernambuco
Busca
Cavalo Branco PF prende em Garanhuns suspeito de liderar quadrilha de traficantes e sonegadores Operação, deflagrada em Caruaru, cumpriu nove mandados nas cidades de Garanhuns, Panelas, Canhotinho e Lajedo

Publicado em: 05/08/2015 13:02 Atualizado em: 05/08/2015 14:57

A Polícia Federal de Caruaru deflagrou, nesta quarta-feira, a operação “Cavalo Branco”, destinada a combater sonegação fiscal, lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas e associação para o tráfico e tráfico interestadual de drogas. As investigações foram iniciadas no ano passado, a partir da suspeita de movimentação financeira e posse de bens de valores, como veículos de luxo, imóveis e empresas de fachada de vários suspeitos.  Uma entrevista coletiva na Delegacia da Polícia Federal em Caruaru vai fornecer mais detalhes sobre a operação.

De acordo com a polícia, o estilo de vida dos suspeitos seriam incompatíveis com as atividades, que serviriam para ocultar a origem ilícita dos recursos: o tráfico de drogas, principalmente cocaína trazida de São Paulo e distribuída em Pernambuco. A qudrilha é suspeitos dos crimes de sonegação fiscal, tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, cujas penas podem chegar a 20 anos de reclusão.

Foram cumpridos nove mandados nas cidades de Garanhuns, Panelas, Canhotinho e Lajedo, sendo um de prisão preventiva em Garanhuns, quatro de busca e apreensão domiciliar e quatro de condução coercitiva. A ação conta com a participação de 25 policiais federais de Caruaru e Recife, com a ajuda de cães farejadores.

Em Garanhuns foi preso o líder da organização criminosa, identificado como Jean Carlos Solano Cavalcante, de 48 anos, nascido no Rio Grande do Norte e moradir daquela cidade, no bairro de Santo Antonio. Ele já havia sido preso em 2000 pelo assassinato da esposa em Mossoró, sendo sentenciado a 52 anos de prisão. Em 2006 foi preso novamente por roubo, sendo condenado a 12 anos de reclusão. Desta vez, ele será levado para a Penitenciária Juiz Plácido de Souza, onde ficará à disposição da Justiça Federal. No município também foram apreendidos um veículo Toyota Hilux, uma moto Suzuki 1000cc e R$ 23.800. Em Canhotinho foi apreendida uma moto Honda 150cc e R$ 2.100. Em Lajedo, uma moto CB 300R.

Já em São Paulo estão sendo cumpridos mais seis mandados de busca e apreensão, dois de prisão preventiva e quatro de condução coercitiva na capital, Embu das Artes e no Morumbi. Lá foram apreendidos uma caminhoneta de luxo, um veículo saveiro, um Corolla, uma moto, e um revólver calibre 38. Os presos ficarão recolhidos num presídio local, até decisão da Justiça Federal de Pernambuco.

Durante as investigações, no dia 22 de abril um caminhoneiro foi preso e foram apreendidos cerca de oito quilos de pasta de cocaína. O nome da operação “Cavalo Branco” faz uma alusão ao transporte de pasta base de cocaína que era feita através de caminhões oriundos do estado de São Paulo com o objetivo de ser distribuído no agreste pernambucano e em outras cidades do nordeste brasileiro.




TAGS:
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL