Diario de Pernambuco
Busca
Coluna Diario Urbano Lei publicada, fiscalização exigida

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 01/08/2015 15:18 Atualizado em:

O cerco às cinquentinhas, com a determinação de que saíam das lojas emplacadas, retificou o que deveria ser óbvio. Se existem condutores imprudentes, negligentes e imperitos, recaia sobre eles o fardo das punições, ou seja, multas, apreensões das carteiras de habilitação e dos veículos. Ao doente, o remédio, uma vez que a prevenção, consequente de atividades educativas e da sensibilidade de quem conduz, fracassou. Remédio amargo.

Mas o óbvio no trânsito não significa facilidade de resolução de problemas. Até porque por trás da necessidade de punições há outra obviedade: o sistema de fiscalização, dono de pernas curtas se fizermos o comparativo da frota do estado com número de agentes de trânsito e de viaturas. Esse sistema nem sequer existe em dezenas de cidade do interior, onde o Detran-PE não consegue chegar com a frequência exigida pelas segurança no trânsito e saúde pública. Além do que faltam dados sobre acidentes com cinquentinhas, o que contribuiria para se elaborar medidas específicas, contudo essa ausência não impede constatar a gravidade do assunto.

As evidências estão nas estradas urbanas e rurais, nos leitos hospitalares e dramas das vítimas. Todos podem vê-las. Senão enxergam para mudar o que está aí, na maioria dos municípios, talvez seja por insensibilidades humana e gerencial, pois até os cofres públicos sentiram o impacto dos acidentes nas contas da rede de saúde.

Remo improvisado...
Era começo da noite. Três garotos perceberam uma velha jangada no lago artificial do Classic Hall e aproveitaram para se divertir. Improvisaram remos para percorrer o espaço que, em dias de show, podem ver somente à distância.

...Para mergulhos
Foi completa a brincadeira. Os meninos prenderam as sandálias entre os pedaços gastos de madeira e isopor. Mergulharam inúmeras vezes na água fria, que naquelas circunstâncias pareciam quentes. A melhor água do mundo.

Começo de jogo
Portaria autorizando a Arquidiocese de Olinda e Recife a captar R$ 3,7 milhões, pela Lei Rouanet, saiu no Diário Oficial da União. Montante será para restauro do Seminário de Olinda. Na arquidiocese, sabe-se que a
portaria é apenas um sinal. O jogo começa agora, quando será preciso bater na porta de financiadores.

É constelação...
Gera bate-boca em Paulista o nome de uma das ruas do Centro, a Ursa Maior. Muitos dizem se tratar de homenagem a uma índia importante dos Estados Unidos, quando se refere à constelação. Perto da Ursa Maior existem outras ruas relacionadas ao tema, como Áries, Poseidon e Atenas.

...Na avenida
A Ursa Maior ganhou destaque com anúncio das mudanças para o trânsito. A partir de segunda-feira, trecho da Avenida Senador Salgado Filho será mão única de Paulista para Olinda. Será proibido aos motoristas, por exemplo, dobrar para a esquerda quando estiverem nas ruas Ursa Maior e Cajueiro.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL