Diario de Pernambuco
Busca
Meio ambiente Ecobarco volta a operar no Rio Cabibaribe Projeto de limpeza será retomado após interrupção de 11 meses. Embarcação cruzará toda a extensão do Capibaribe no Recife

Publicado em: 01/08/2015 08:39 Atualizado em: 01/08/2015 08:40

O lixo depositado no Rio Capibaribe voltou a ser recolhido por uma embarcação após um hiato de 11 meses. A Prefeitura do Recife retomou o uso dos Ecobarcos, interrompido em setembro de 2014, após o fim do contrato entre o município e a empresa anterior. Uma outra firma foi contratada por um período de seis meses, de forma provisória, pois o processo licitatório da limpeza urbana do Recife ainda está em andamento.

O serviço foi retomado com uma embarcação, diferentemente de sua antiga versão, que tinha dois barcos. O veículo recolhe garrafas plásticas, móveis e equipamentos domésticos. De acordo com a Emlurb, a expectativa é a de que sejam recolhidas 18,5 toneladas de lixo por mês, com o equipamento trabalhando se segunda a sábado, das 8h às 16h.

A tripulação é formada por um marinheiro e dois ajudantes. Haverá, ainda, o suporte de um barco de menor porte para facilitar o acesso às áreas mais difíceis.

Toda a extensão do Rio Capibaribe no Recife, totalizando cerca de 15km, será contemplada. Ontem, o Ecobarco saiu do Marco Zero, no Bairro do Recife, às 14h, para o primeiro trajeto. Com fabricação em aço, o equipamento tem dimensões de 6,5 metros de comprimento por 3 metros de largura. Conta com uma espécie de pá mecânica automática habilitada para remover materiais mais pesados, como sofás e troncos.

Os resíduos recolhidos serão depositados em pontos de coleta nas margens do Rio Capibaribe, para serem removidos pelo caminhão compactador da Emlurb e levados até o aterro sanitário em Igarassu.

O investimento na retomada da operação é de R$ 145 mil. “Estamos trabalhando com uma embarcação mais robusta e estável, que tem capacidade para coletar grandes volumes, a exemplo de sofás e geladeiras, que, infelizmente, ainda são encontrados no rio”, destacou a diretora de Limpeza Urbana, Maria Carolina Azevedo.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL