Diario de Pernambuco
Busca
Risco Com medo de desabamento moradores abandonam prédios em Igarassu Dez das 128 famílias que moram nos quatro blocos ameaçados no Conjunto Santa Cruz deixaram seus apartamentos

Por: Celso Ishigami - Diario de Pernambuco

Publicado em: 25/08/2015 21:03 Atualizado em: 25/08/2015 21:35

Conjunto Residencial Santa Cruz, em Igarassu, apresenta rachaduras. Foto: Everson Teixeira/TV Clube
Conjunto Residencial Santa Cruz, em Igarassu, apresenta rachaduras. Foto: Everson Teixeira/TV Clube
Preocupados com a situação estrutural de quatro blocos do Conjunto Residencial Santa Cruz, em Igarassu, dez das 128 famílias que moram ali deixaram seus apartamentos temendo que os prédios desmoronem. De acordo com a associação de moradores, há uma reunião marcada com representantes da Defesa Civil do município para às 9h desta quarta para se tentar chegar a uma definição em relação à possível evacuação do local.

Construído há 25 anos e sem ter passado por qualquer reforma desde então, o conjunto apresenta uma série de problemas estruturais, como rachaduras e vazamentos. No início do mês, as famílias de quatro dos 26 blocos do condomínio começaram a ouvir estalos e procuraram a prefeitura. Segundo moradores, funcionários da defesa civil municipal estiveram no local semana passada, mas não chegaram a emitir nenhum laudo.

Morador de um dos blocos que apresenta a estrutura mais deficiente, o professor Daniel Freitas disse ter recebido um conselho preocupante de um dos fiscais. “Ele disse que se morasse aqui, já teria saído”, contou. Foi a senha para que algumas famílias começassem a deixar os apartamentos. “Até agora, foram dez, mas todo mundo está com medo e pensando e ir embora. São 25 anos sem uma reforma. No silêncio da madrugada, qualquer um pode ouvir os estalos. É muito perigoso. Numa hora dessa, não dá pra pensar no imóvel. Temos que nos preocupar com nossas vidas realmente”, acrescentou.

A reportagem tentou entrar em contato com a defesa civil de Igarassu, mas não houve resposta aos telefonemas.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL