Diario de Pernambuco
Busca
Diario Urbano Os japoneses e a falta de cuidado dos recifenes com a cidade

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 31/07/2015 07:48 Atualizado em:

Fico imaginando a cara de reação dos marinheiros japoneses, que ontem limparam a Estação Recife, diante do gesto tranquilo da senhora que à minha frente, também nesta quinta-feira, descascava uma laranja e jogava as cascas dentro do metrô. Tão natural era a atitude da mulher que em nenhum momento ela reparava para os lados. Descacada a fruta, dividiu ao meio e deu parte ao filho, um rapazote de 14 ou 15 anos. Os japoneses ficariam boquiabertos certamente, mas acredito que a surpresa se desfaria rápido. Como a senhora, alguém à frente dela largava no chão uma embalagem de pipoca vazia. Possso acrescentar dois ou três exemplos semelhantes a esses se relembrar os cerca de 300 metros que percorri dentro e fora da estação. Embora o ar de surpresa dos japoneses fosse se desfazendo, estou certo, ao vê-los apanhar os lixos nas ruas recifenses, que devem concluir, no mínimo, o quanto é frágil nossa relação com a cidade. Somos incapazes de mantê-la limpa, imagine conservar monumentos e, consequentemente, história. Envergonha a maneira de tratarmos o lugar que abrimos a boca para chamar de “Veneza brasileira”. Pode ser… A Veneza do lixo.

Prestes a cair
Os ventos de julho têm levado muita gente a olhar com mais atenção para a bandeira do Brasil que tremula no Alto da Sé, em Olinda. Parte do símbolo nacional está presa a uma tira do tecido verde.

Briga de vizinho…
Se quiser perder o sossego, desentenda-se com um vizinho. A dor de cabeça será grande, conforme ratifica o Programa É Meu Direito, da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos. Das 856 mediações feitas pelo programa neste ano, os conflitos entre vizinhos figuram na lista das três mais frequentes.

…Por som alto
Completam a lista tríplice a pertubação do sossego, geralmente devido a som alto, e a relação familiar, que inclui pensão alimentícia e regulamentação de visitas aos filhos. Desde a criação, o programa, que hoje e amanhã estará em Nova Descoberta, realizou quase 2,5 mil atendimentos na Região Metropolitana.

Medo de Pisa
De tão inclinado, um poste da rede elétrica na PE-22, em Pau Amarelo, no município de Paulista, está sendo chamado de a Torre de Pisa pernambucana. Enquanto o monumento italiano atrai turistas de todo o mundo, a “torre” local afasta os pedestres, que temem a quebra da fiação e choques.

Eram depósitos…
Não bastassem as más condições, as calçadas do Recife são transformadas em depósito de lixo ou ponto de negócio por moradores e comerciantes. Se fosse o contrário, a prefeitura não teria recolhido ontem, na Avenida Norte, máquinas de pastelaria, estantes e cabeceira de cama.

…Para anúncios
Os fiscais identificaram na mesma Avenida Norte quase trinta peças de publicidade instaladas sem licença, sendo cinco outdoors. Em casos do tipo, a lei municipal é direta: notificação e multa. Não se pode perdoar quem dá as costas para normas em vigor desde fevereiro de 2009. E assim foi feito!

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL