Diario de Pernambuco
Busca
Alerta Na Semana Mundial do Aleitamento Materno, bancos de leite com estoques baixos

Publicado em: 31/07/2015 07:35 Atualizado em:

Dos oito bancos de leite de Pernambuco, só três têm estoques suficientes para atender à demanda. A situação compromete, sobretudo, a alimentação de crianças prematuras ou abaixo do peso. A partir de hoje, é comemorada a Semana Mundial do Aleitamento Materno, para ressaltar a importância da amamentação.

Um dos casos mais sérios é o do Imip. A unidade está operando com 50% do volume necessário para alimentar as 60 crianças internadas. Outras unidades também precisam de ajuda, como a Maternidade Professor Bandeira Filho, que costumava realizar pasteurização do leite doado duas vezes por semana e agora só faz o procedimento uma vez por semana.

Mulheres que estejam amamentando seus filhos e apresentem uma quantidade maior de leite do que seu filho consome podem doar, desde que não tenham doenças que impeçam a amamentação ou estejam em tratamento com medicamentos que prejudiquem a criança.

Entre os recém-nascidos aguardando doações estão os quíntulos Vitória, Alice, Waldemir, Heloísa e Helena. Filhos do pintor jatista Valmir Silva, 33 anos, e de Hildeane Lopes, 38, seguem estáveis na UTI Neonatal do Hospital Memorial São José. Ontem, a família realizou reunião com voluntárias para doação.
“Nossa ideia é cadastrar o máximo de mulheres possível e passar as orientações. Vamos à casa delas, há cada dois dias, para buscar o leite e levar ao Imip”, afirmou a tia das crianças, a administradora Vanessa Carneiro, 29. Diariamente, os bebês são estimulados a consumir 1 ml a mais de leite.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL