Diario de Pernambuco
Busca
Meio ambiente Embarcação volta a limpar o Rio Capibaribe nesta sexta

Publicado em: 31/07/2015 11:48 Atualizado em: 31/07/2015 11:50

Para reduzir o lixo flutuante depositado no Rio Capibaribe, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) está retomando a limpeza do local com a utilização de uma embarcação. O objetivo é contribuir com a preservação do meio ambiente, retirando os materiais constantemente jogados pela população, como garrafas plásticas, móveis e até equipamentos domésticos. O Ecobarco volta nesta sexta-feira (31/7), a partir das 14h, saindo do Marco Zero, no bairro do Recife.

O Ecobarco tem fabricação em aço e suas dimensões são 6,5 metros de comprimento por 3 metros de largura. Além disso, conta com uma espécie de pá mecânica automática habilitada para remover materiais mais pesados, como sofás e troncos.  A tripulação é formada por um marinheiro e dois ajudantes, que realizarão o trabalho de segunda a sábado. Haverá, ainda, o suporte de um barco de menor porte para facilitar o acesso às áreas mais difíceis. Toda a extensão do rio Capibaribe localizada no Recife será contemplada. A expectativa é a de que sejam recolhidas 18,5 toneladas de lixo por mês.

Os resíduos recolhidos pela embarcação serão depositados em pontos de coleta nas margens do rio Capibaribe, para serem removidos pelo caminhão compactador da Emlurb e levados até o aterro sanitário. O serviço será executado provisoriamente por seis meses, pois está contemplado em definitivo no novo contrato de limpeza urbana, cujo processo licitatório está em andamento. O investimento para a ação é de R$ 145 mil.

“Estamos trabalhando com uma embarcação mais robusta e estável, que tem capacidade para coletar grandes volumes, a exemplo de sofás e geladeiras, que, infelizmente, ainda são encontrados no rio Capibaribe. Além da importância do serviço, é fundamental a conscientização das pessoas sobre o descarte correto do lixo”, destaca a diretora de Limpeza Urbana, Maria Carolina Azevedo.

A diretora lembra, ainda, que a Prefeitura disponibiliza meios para o descarte correto dos materiais. “Para se desfazer de metralhas, móveis, materiais recicláveis, utensílios domésticos e resíduos de podas a população pode utilizar uma das sete EcoEstações disponíveis na cidade: Ibura, Imbiribeira, Campo Grande, Totó e Cohab, Torrões e Torre. Os equipamentos funcionam de segunda a sábado, das 8h às 16h”, explica. Qualquer dúvida pode ser esclarecida pelo telefone 156 da Emlurb.

Além da coleta dos resíduos flutuantes, a cada 30 dias, a Emlurb realiza a limpeza nos manguezais que margeiam o rio Capibaribe. As intervenções acontecem ao longo da Rua da Aurora, beneficiando também a vegetação que fica em frente à Casa da Cultura, na área que fica em frente ao Paço Alfândega, bairro do Recife Antigo, Cais José Estelita, Cabanga e nos bairros da Jaqueira e Poço da Panela. Cada ação conta com o trabalho de 10 homens, duas caçambas estacionárias para o recolhimento do lixo e retira uma média de 70 toneladas de resíduos das margens do rio.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL