Resposta Compesa diz que água com coloração escura não oferece risco à saúde Com as chuvas intensas e maior volume de água na Barragem de Pirapama teria aumentado o teor de manganês na água bruta

Publicado em: 02/07/2015 14:12 Atualizado em: 02/07/2015 14:25

Foto: Reprodução/ WhatsApp
Foto: Reprodução/ WhatsApp
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) divulgou, nesta quinta-feira, um nota em resposta a diversas queixas quanto à qualidade da água distribuída em diversos pontos da Região Metropolitana do Recife (RMR). Em nota, a companhia esclareceu que solucionou a questão da coloração alterada apresentada em bairros do Recife e Jaboatão dos Guararapes.

Segundo a Compesa, o fato ocorreu em virtude da Barragem de Pirapama, localizada no Cabo de Santo Agostinho, ter recebido um grande volume de água nos últimos dias após as chuvas intensas. Com isso, houve um aumento significativo do manganês na água bruta, ocasionando odor e alteração da cor, mas sem contaminação bacteriológica ou riscos à saúde da população.

Vários moradores dos bairro do Ibura, Boa Viagem, no Recife; Jardim Piedade e Cajueiro Seco, em Jaboatão dios Guararapes, denunciaram o fato por meio das redes sociais do Diario de Pernambuco. Os leitores enviam imagens e reclamam que o líquido sai das torneiras escuro, com mal cheiro e contaminado, como se saísse de um esgoto. "É uma absurdo. Várias pessoas estão sendo prejudicadas com alergias e coceira e risco de doenças", disse Gerlayne Barreto.

Suelaine Amaral, que mora na Rua Rio da Prata, no Ibura de Baixo, disse que o problema acontece há cinco dias. "É impossível de cozinhar. Até lavar roupas está ruim. Estão ficando encardidas", acrescentou.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL