Diario de Pernambuco
Busca
Previsão Chuvas devem dar trégua a partir deste domingo, prevê Apac Dezesseis municípios da RMR e Zona da Mata acionaram coordenadorias municipais de Defesa Civil

Publicado em: 05/07/2015 09:25 Atualizado em: 05/07/2015 10:49

No sábado, Recife decretou estado de alerta. Foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press
No sábado, Recife decretou estado de alerta. Foto: Paulo Paiva/DP/D.A Press

Depois de uma semana complicada, a chuva finalmente deve dar uma trégua aos pernambucanos. Neste domingo não há previsão de chuva na Região Metropolitana do Recife (RMR) e nem na Zona da Mata. Já no Agreste, precipitações fracas e isoladas são esperadas durante a tarde e a noite e no Sertão, onde há muita nebulosidade, deve chover ao longo do dia. 

A previsão é da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que espera que a trégua dure a semana inteira. Segundo o órgão, a tendência é que as madruagadas e início de manhãs sejam marcados por uma chuva fraca, que não deve se estender ao longo dos dias. 

Estado de alerta continua 
Apesar da Defesa Civil não ter registrado nenhuma ocorrência na última madrufgada e da trégua prevista pela Apac, o estado de alerta, decretado neste sábado pelo prefeito do Recife, Geraldo Júlio, continua.

Da sexta-feira ao sábado, choveu no Recife 134 mm, o equivalente ao esperado para 13 dias do mês de julho. Nos últimos 10 dias, choveu 681,4 mm na capital pernambucana - o dobro do esperado para todo o mês de junho.

Segundo o Gabinete Integrado de Proteção Civil - composto pela Codecipe, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Apac - registrou 387 ocorrências, entre deslizamentos de barreiras, solicitação de vistorias, cortes de árvores, pontos de alagamentos e quedas de muros. Dezesseis municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) e da Zona da Mata acionaram as suas coordenadorias municipais de defesa civil.

Nove municípios decretaram estado de alerta: Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Moreno, Cecéu, Barreiros e Palmares.




TAGS:
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL