Diario de Pernambuco
Busca
Reconhecimento Repórter do Diario conquista título nacional Ed Wanderley foi agraciado como Jornalista Amigo da Criança. Ele é o terceiro profissional do jornal a ter o reconhecimento

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 21/06/2015 09:36 Atualizado em: 21/06/2015 09:45

Ed Wanderley foi agraciado como Jornalista Amigo da Criança, pela ANDI. Foto: Heitor Cunha/DP/D.A Press
Ed Wanderley foi agraciado como Jornalista Amigo da Criança, pela ANDI. Foto: Heitor Cunha/DP/D.A Press
O repórter do Diario de Pernambuco, Ed Wanderley, conquistou um importante título nacional na área de defesa dos direitos humanos e infância. Ele entrou para o rol de Jornalistas Amigos da Criança, homenagem feita pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI). Ao todo, o jornal conta agora com três profissionais amigos da criança.

A premiação é entregue a comunicadores cuja cobertura ligada a menores de 18 anos incide diretamente na promoção e defesa dos direitos dessa população. Também são Jornalistas Amigos da Criança a editora-executiva Paula Losada e a repórter especial Marcionila Teixeira. A homenagem é feita desde 1997 e já foi entregue a 376 jornalistas do país, além dos 16 profissionais homenageados na edição 2015.

Entre as matérias multimídia publicadas no Diario nas plataformas impressa e online pelo repórter Ed Wanderley estão “A primeira lição”, sobre a educação na primeira infância à luz de exemplos italianos, “Infâncias Devolvidas”, sobre a realidade de adoções desfeitas e da fila de adoção em Pernambuco, “Sete vezes dor”, sobre uma família de sete irmãos abandonados no lixão de Carpina, na Mata Norte do estado, e “A Sin City Pernambucana”, que, entre os destaques, trouxe a situação de um garoto sertanejo em conflito com a lei.

Ed Wanderley é formado pela Universidade Federal de Pernambuco desde 2009. Atua no Diario de Pernambuco há cinco anos, onde se especializou em jornalismo de dados e internet, com pautas voltadas à cobertura de temas relacionados aos direitos humanos, sociedade e economia. Vencedor de distinções jornalísticas estaduais e nacionais, incluindo o Prêmio Vladimir Herzog, dois Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, quatro BNBs e quatro Cristina Tavares, com destaque para reportagens sobre educação, desenvolvimento social, adoção e igualdade racial.

A premiação foi entregue durante o Seminário ANDI 21 anos – A mídia brasileira e os direitos humanos: avanços e desafios. O encontro buscou estimular as boas práticas jornalísticas no Brasil, com vistas à defesa e à proteção de direitos e ao desenvolvimento humano. O encontro aconteceu em Brasília nos últimos dias 16, 17 e 18 de junho e reuniu especialistas do Brasil e da América Latina.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL