Diario Urbano Flexão de gênero em documentos oficiais abre canal sobre igualdade de direitos

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 10/06/2015 07:09 Atualizado em:

Pode parecer insignificante. Engano. Ao permitir que se flexione o gênero em documentos oficiais, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) abre canal para um debate do qual muitos homens costumam fugir: a igualdade de direitos com as mulheres. E, embora nem todos consigam enxergar, a possibilidade de substituir a vogal “o” pela “a” em um ofício ou uma portaria quebra um dos elementos do poder estruturado para coroar o masculino. Não seria chancelar o mando do homem ao tratar por “alunos”, em documentos, “alunas” que somam quase a maioria ou a maioria das matrículas? O mesmo não seria nominar de “professor” as dezenas de “professoras” do instituto? Compartilho da resposta apresentada pela reitora Cláudia da Silva Santos, em forma de uma portaria publicada nesta semana: a flexão do gênero. Pode-se pensar que os miúdos “as” passarão despercebidas nos maços de documentos protocolados e nos e-mails remetidos pelo IFPE para outras escolas, governos, empresas e ministérios. Duvido. Diferenças em um mundo que martela na homogeneização chamam atenção. Exigem posicionamentos. E mesmo que esses venham a ser contrários ao que fez o IFPE o debate está posto,
a questão de gênero deixa de ser detalhe.

Transforma-se em um dos pontos centrais para se repensar a sociedade. 

 

Na Lagoa do Araçá…
A poluição da Lagoa do Araçá, na Imbiribeira, pode ser medida por mais de um aspecto. O cheiro da água, costumeiramente desagradável, consta entre os de fácil identificação, assim como a variedade do lixo empurrado pelo Rio Tejipió. Nas margens da lagoa chega de plástico a isopor.

…Sumiram os peixes

Do que mais reclamam os usuários da lagoa é da pescaria. O número e a variedade de peixes caíram bastante nos últimos anos. Seria consequência de despejos maiores de esgoto doméstico no Rio Tejipió. A salvação da pesca, dizem os pescadores, está na maré alta, que renova diariamente a água da lagoa.

Levaram a tampa

Comerciantes da Cruz Cabugá, em Santo Amaro, perderam a conta de quantos automóveis, motos e pedestres caíram no buraco existente da avenida. A tampa da rede de esgoto foi retirada dias atrás e nunca reposta. Para os veículos ficam latarias amassadas e pneus rasgados, enquanto pedestres se ferem.

Menos da metade

O governo estará satisfeito se Pernambuco tiver, em dez anos, ao menos 48,4% das crianças de até 3 anos em creches. A meta, longe do ideal para o estado, onde mulheres ficam fora do mundo do trabalho por não ter com quem deixar os filhos, consta no Plano Estadual de Educação enviado à Assembleia.

Bateram na porta

Não será por falta de luta que os moradores dos Curados, em Jaboatão dos Guararapes, ficarão sem um parque urbano. A campanha iniciada em 2014 se itensificou neste ano, com o pedido de análise administrativa ao Dnit. O terreno sonhado fica nas margens das BRs-232 e 408.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL