Diario de Pernambuco
Busca
Diário Urbano Eficiência do sistema de drenagem depende de obras planejadas

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 02/06/2015 07:23 Atualizado em:

A eficiência do sistema de drenagem de uma cidade - está o Recife para ilustrar - depende de obras bem planejadas. Em alguns casos, precisa-se apenas de pequenas intervenções, segundo revela o flagrante do repórter Ricardo Fernandes, no último sábado, quando íamos para as celebrações dos 18 anos de morte Frei Damião, no Pina. Três garotos surfavam no lamaçal que se transformou uma das extremidades da Praça Profeta J. Smith, na Avenida Domingos Ferreira. Poças costumam se formar porque o municípío, ao adaptar a praça em estacionamento, anos atrás, fechou a extremidade, como se fosse uma calçada, sem nivelar o pavimento. Nesse tempo de chuva, as “lagoas” resistem por bons tempos, misturando-se a água à areia escura que se acumula no local. Sinônimo dos pequenos equívocos no sistema de drenagem, a poça virou motivo de festa. Bastaram a criatividade da garotada, que tinha vindo do mar, e uma prancha de skimboard. Os candidatos a atletas improvisaram movimentos, levaram boas quedas, e pensaram em instituir um campeonato da modalidade. Em tom de brincadeira, peculiar para a idade, pensaram em colocar grades de proteção do lado da faixa por onde circulam os carros. Evitariam assim o risco de algum competidor ser atropelado se caísse na pista de veículos devido à queda em “uma manobra radical”. Desistiram da ideia, pois a competição poderia interferir no fluxo do trânsito, pois os motoristas, a exemplo de sábado, reduziriam a velocidade para uma espiada no show. Na praça, ao menos a olhadela dos curiosos era para o lúdico e não para acidentes sérios, como se registra em áreas de risco de morros, por pequenos deslizes na drenagem.

Asfalto sumiu… 

De pavimento sofrível, a BR-101 evoluiu para intransitável no trecho próximo ao girador da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes. O piche colocado pelo Dnit sobre as antigas placas de concreto praticamente desapareceu, deixando a pista com grandes desníveis por cerca de um quilômetro.

…Medo aumentou

O péssimo estado do trecho leva a congestionamentos gigantes no sentido Jaboatão/Recife porque os motoristas evitam a faixa mais danificada. Os desníveis da rodovia são cobertos pela água, com as chuvas, aumentando o temor de acidentes nos condutores e, consequentemente, as filas de carros.

Terra da Paixão…

No Agreste, o problema é a falta de chuvas. A Compesa deve ampliar o racionamento em Brejo da Madre de Deus, afetando o Centro e os distritos de Fazenda Nova, onde é apresentada a Paixão de Cristo, e de Barra de Farias. A barragem responsável pelo abastecimento está quase vazia.

…Quase colapso

O racionamento, caso não chova nos próximos dias, é para evitar o colapso imediato e assegurar a água para Brejo da Madre de Deus por mais um mês. Agora, dizem os moradores do município, é apelar para que São Pedro abra as portas do céu até o dia 29 deste mês, quando o santo é celebrado.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL