Diario de Pernambuco
Busca
Balanço Radares evitam 400 acidentes no 1º trimestre Levantamento da CTTU indica redução nos pontos que receberam equipamentos. Quatro sensores começaram a operar ontem

Publicado em: 26/05/2015 07:35 Atualizado em:

Expandir a operação dos equipamentos de fiscalização eletrônica é a estratégia da CTTU para reduzir os acidentes de trânsito no Recife. A cidade tem 64 radares e sensores em 37 pontos da cidade. Quatro começaram a operar ontem - três na Avenida Agamenon Magalhães e um na Beberibe.

Um levantamento do órgão de trânsito aponta que entre o primeiro trimestre de 2014 e o mesmo período de 2015, houve redução de 400 acidentes por mês. O número passou de 1,3 mil para 900. Os radares eletrônicos trouxeram impacto direto nas infrações. Onde há fiscalização eletrônica houve redução de até 87%, mas a meta é zerar.

Outros dois pontos já estão em estudo para receber radares: a entrada do Túnel da Abolição e as imediações da Faculdade Estácio de Sá na Abdias de Carvalho.

As lombadas eletrônicas que entraram em operação, ontem vão começar a multar a partir da segunda-feira. Serão registradas infrações por velocidade, avanço de semáforo, parada sobre faixa de pedestres e conversão proibida.

O critério para a escolha das vias é o potencial risco de acidente. Na Agamenon passam por dia cerca de 90 mil veículos. Além disso, a via possui diversas proibições de giros que, quando desrespeitadas, aumentam a potencialidade de acidentes. Também é o caso da Avenida Beberibe, onde foi identificada a necessidade da fiscalização eletrônica no cruzamento com a Avenida Professor José dos Anjos.

Em seis meses, mesmo com os equipamentes existentes na Agamenon, foram registrados 14 acidentes e nove na Avenida Beberibe. “Há uma necessidade de mudança de cultura. A educação pelo bolso ainda é mais eficaz. Hoje 93% dos condutores não voltam a cometer infração nos pontos onde já foram multados”, revelou o gerente de fiscalização da CTTU, Marcos Araújo.

Os novos pontos foram identificados a partir de estudos técnicos. Na Agamenon já há outros quatro pontos de fiscalização. Já a Beberibe receberá o primeiro.

Colisão
Uma motorista ficou presa a ferragens de seu carro após uma colisão com outro veículo no cruzamento da Agamenon com com a Rua Doutor Leopoldino Lins, por volta das 5h30 de ontem. O motorista de um Gol teria avançado sinal vermelho e atingido o Celta conduzido por Maria da Conceição Silva, 57. Ela foi socorrida para a UPA de Olinda.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL