Mobilidade PCR suspende novas obras no perímetro entre Rua Aurora, Avenida Norte, Cabugá e Mario Melo Serviços tiveram análises de construção paralisadas para realização de estudo urbanístico

Publicado em: 29/05/2015 08:01 Atualizado em:

Uma área de 600 hectares que compreende o centro expandido continental, incluindo Santo Amaro, Boa Vista, Soledade, Coelhos, Ilha do Leite e Paissandu, vai ser alvo de estudos de planejamento urbano através de um convênio da prefeitura e Unicap. A parceria já resultou na primeira ação prática. O município suspendeu por 18 meses as análises de novos projetos no chamado quadrilátero de Santo Amaro.

O quadrilátero fica entre a Rua da Aurora e as avenidas Norte, Cruz Cabugá e Mario Melo. Ficam suspensos novos projetos, ainda não licenciados, com área de construção igual ou superior a 1 mil m2 e reformas com acréscimo de área igual ou maior de 500 m2, além de remembramentos de terrenos. “Essa é uma área muito visada e teríamos que conter as construções até que os estudos estejam concluídos”, afirmou o secretário de Planejamento do Recife, Antônio Alexandre.

A suspensão, publicada ontem no Diário Oficial, faz ressalva para os projetos já aprovados. De acordo com o secretário, a medida foi necessária devido ao coeficiente construtivo permitido para a região em lei aprovada em 2008, anterior ao Plano Diretor. Os parâmetros construtivos foram modificados para até 5,5 vezes a área do terreno. “Naquela época a ideia era incentivar a ocupação, mas hoje a preocupação é frear o crescimento em razão da infraestrutura urbana”, apontou Alexandre.

Os estudos irão contemplar material já produzido em projetos existentes sobre o centro expandido. A previsão de entrega é até janeiro de 2016. “Não estamos partindo do zero, mas precisamos acrescentar a sociedade nessas discussões”, alertou Andréa Câmara, diretora do Centro de Ciência e Tecnologia da Unicap.

A sociedade terá pelo menos três oportunidades para participar: por meio de quatro oficinas colaborativas, ações de urbanismo tático, também chamadas de oficinas urbanas, e ferramentas digitais.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL