Diario de Pernambuco
Busca
Interditado Iphan autoriza captação de R$ 3 milhões para obras em seminário Igreja e Seminário Nossa Senhora da Graça, no Alto da Sé foram interditados pela Defesa Civil nesta quinta

Publicado em: 28/05/2015 16:04 Atualizado em: 28/05/2015 16:40

Após reparos, imóveis devem passar por outra vistoria. Foto: Bruna Monteiro Esp.DP/D.A Press (Arquivo)
Após reparos, imóveis devem passar por outra vistoria. Foto: Bruna Monteiro Esp.DP/D.A Press (Arquivo)


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) confirmou o repasse de R,7 milhões para intervenções de emergência na Igreja e Seminário Nossa Senhora da Graça, no Alto da Sé, em Olinda. Os imóveis foram interditados na manhã desta quinta-feira e a Defesa Civil de Olinda deu um período de 15 dias para a desocupação do local. Segundo o órgão, o local está com infiltrações e cupins e há o risco de desabamento do telhado e do primeiro piso. 

Segundo o laudo eleborado pela Defesa Civil, a situação das instalações representa um risco para as pessoas que moram e circulam pelos imóveis, que devem passar uma restauração e, posteriormente, por uma nova vistoria que avaliará a reabertura do local. 

A vistoria foi feita atendendo ao pedido da Arquidiocese de Olinda e Recife, depois de uma recomendação do  . 

Atualmente, cerca de 60 seminaristas vivem no local. Eles devem ser realocados para o Centro Arquidiocesano de Pastoral Dom Vital, que fica na Várzea, na Zona Oeste do Recife. 

As intervenções de emergência aguardam a liberação da verba de R$ 3 milhões pelo Iphan. De acordo com o instituto, o repasse está garantido, aguardando apenas a homologação do pelo Ministério da Cultura. 

História
A Capela Nossa Senhora da Graça foi construída em 1535, por Duarte Coelho. No início do século 19 a igreja recebeu o Seminário de Olinda e, juntos, os imóveis são exemplos da arquitetura quinhentista. 




MAIS NOTÍCIAS DO CANAL