Diario de Pernambuco
Busca
Meio Ambiente Semas realiza cursos sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Publicado em: 17/04/2015 11:08 Atualizado em:

A Gerência de Preservação da Mata Atlântica e da Biodiversidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) vai realizar uma série de capacitações sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O primeiro curso, será para representantes da Associação dos Fornecedores de Cana, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Prefeitura de Olinda e Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), que será realizando na sede do Instituto de Pesquisas Agronômicas (IPA), no bairro de San Martin, de 20 a 24 de abril. Dentro dessa capacitação, como aula prática os participantes irão realizar o CAR da Cachoeira do Urubu, em Primavera, no dia 23 de abril.

Haverá também uma oficina, durante todo o dia 30 de abril, em Alagoinha, no Agreste do Estado. No dia 4 de maio, começam as capacitações de uma semana, com 40 horas, e serão destinados aos representantes da prefeitura de São Joaquim do Monte, e municípios vizinhos também no agreste central, como Agrestina, Ibirajuba, Panelas, Lagoa dos Gatos e Cupira.

Durante todo o ano de 2015 a Semas vai realizar 33 cursos, que terão a parceria da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) na articulação dos municípios. Em cada capacitação as prefeituras envolvidas vão enviar 3 representantes das secretarias de meio ambiente ou agricultura da prefeitura e dos representantes dos trabalhadores rurais, até formar turmas de 25 alunos.  As capacitações, coordenadas pela SEMAS, contam com o apoio de técnicos do Instituto de Pesquisas Agronômicas (IPA), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e  do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe).    

 

CAR - O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que pretende integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), Áreas de Reserva legal, Florestas e remanescentes de vegetação nativa, áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades rurais do País. Criado pela Lei 12.651/2012 do Sistema Nacional de Informação sobre o Meio Ambiente (SINIMA), o CAR servirá como uma base de dados para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, assim como para um planejamento ambiental dos imóveis rurais.

O prazo de encerramento para a realização do cadastro foi prorrogado pelo Ministério do Meio Ambiente para maio de 2015, para os  mas existe a possibilidade desse prazo ser ampliado.

Serviço:

Capacitação sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR)
Data: abril e maio
Locais: 20 a 24 – sede do IPA no Bairro de San Martin, Recife
23 de abril – CAR da Cacheoira do Urubu, em Primavera
30 de abril – Oficina na Prefeitura de Alagoinha
04  a 08 de maio – Prefeitura de São Joaquim do Monte



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL